Segunda-Feira, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 29ºC - 16ºC veja mais

Parceria entre Departamento de Saúde e Santa Casa auxilia gestantes e mães no pós-parto em Paraguaçu

10/10/2024 - O curso Maternidade Real é ministrado para gestantes e mulheres no puerpério.


Parceria entre Departamento de Saúde e Santa Casa auxilia gestantes e mães no pós-parto em Paraguaçu

O curso Maternidade Real, idealizado pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, em Parceria com a Santa Casa, é ministrado para gestantes e mulheres no puerpério, período após o parto, com o objetivo de esclarecer diversos aspectos do parto e do pós-parto, criando vínculos e reduzindo a ansiedade das mães.
Sonia Romeiro Costa é psicóloga da Rede de Saúde Municipal de Paraguaçu Paulista. Ela explica que o curso conta com profissionais em psicologia, nutricionismo, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, assistência social, clínico geral e pediatria, em uma sequência de aulas semanais durante quatro meses, e as mães também fazem uma visita à maternidade. "Este projeto é um curso que nós idealizamos para complementar o pré-natal que é feito nas Unidades Básicas de Saúde, informando às mães de todas as intercorrências que podem acontecer com ela e o bebê, e as preparando antecipadamente para o parto e o puerpério", esclarece. O contato com as gestantes é feito pelos agentes municipais de saúde, que as direcionam para o curso.


A Enfermeira Coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Paraguaçu Paulista, Lidiana Giroto Floreste, explica que o curso é importante porque as mães criam uma expectativa muito grande. "Esta parceria é importante porque estas mães não vão apenas ouvir experiências de outras mães. Elas vão ver como é, tirar dúvidas com os profissionais, saber como funciona, tirar dúvidas sobre os acompanhantes, familiares, documentos, para que no momento do parto elas já venham acolhidas e esclarecidas".
Gilzia Dias Paião Guido, de Conceição do Monte Alegre, que está grávida de 30 semanas, diz que o curso é uma oportunidade para tirar dúvidas e conhecer os rostos dos profissionais que vão atender a ela e o bebê. "Faz 16 anos que tive filho, então é muito importante para nós mães nos sentirmos acolhidas e assistidas, estão de parabéns", disse.
Na aula do dia 9 de outubro a psicóloga Elisa Ferreira falou sobre as emoções na reta final da gravidez e no puerpério, esclareceu sobre depressão pós parto e baby blues, que são condições psicológicas que podem afetar as mães no puerpério. Ela também falou sobre a romantização da gravidez e maternidade, preparando as mães para condições que podem ocorrer.

 

Departamento de Saúde/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Sexta de pagode com Markinho Black agitou a Lanchonete da AFC; veja fotos

Teve ainda muita porção deliciosa e lanches suculentos preparados pelo Joel, além daquela cerveja

Atleta maratonista Danielzinho, desaparecido há mais de 40 dias, é encontrado em São Paulo

O paraguaçuense estava desaparecido desde o dia 19 de junho.

Calzoon Calzones e Sucos é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A Calzoon fica na Rua Santos Dumont, nº 527, ao lado do colégio MVC Objetivo.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Começou o Festival de Fatias da Padaria São Marcos

Que tal deixar seu fim de semana mais doce?

O que dez anos no setor comercial me ensinaram sobre vendas

Erros invisíveis, checklist prático e o que realmente separa quem vende de quem perde clientes.

Parvovirose: quando alguns dias podem decidir entre a vida e a morte

Confira o artigo da Médica Veterinária, Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Mulheres sob proteção receberão aviso quando agressor se aproximar

Programa Alerta Mulher Segura quer aumentar rede de defesa

ANUNCIE DIVULGUE