Sábado, 09 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 17ºC veja mais

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

01/10/2024 - TSE recomenda que eleitores usem o aplicativo.


Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.

Punição

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Santa Casa de Paraguaçu Paulista inaugura oito novos leitos na ala SUS

Novos quartos contam com estrutura completa, com ar-condicionado, televisão e frigobar.

Eletro Clima: referência em ar condicionado automotivo, pronta pra te atender

Rua Antônio Machado, 717, Vila Athaíde, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Bora acender a churrasqueira? Confira as ofertas do Dia das Mães no Açougue do Hermes

Você está sabendo falar ou apenas emitindo palavras? O empresário que não se comunica está invisível

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Aulas de vôlei de areia na AFC oferecem treinamento de base para crianças e adolescentes

As aulas são ministradas pelo professor Paulinho e acontecem às terças, quintas e sextas-feiras

Prefeitura inicia força-tarefa para recolher animais soltos e evitar acidentes em Paraguaçu Paulista

Os proprietários serão identificados e notificados.

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até às 22h nesta sexta-feira, dia 8

Objetivo do horário estendido é oferecer mais comodidade para compras do Dia das Mães.

Com previsão de chuvas, ventos e baixas temperaturas, Energisa reforça orientações de segurança

Concessionária alerta a população sobre cuidados importantes para evitar acidentes elétricos

ANUNCIE DIVULGUE