Quinta-Feira, 11 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 17ºC veja mais

La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista

30/09/2024 - Fenômeno provoca chuva no Nordeste e gera seca na Região Sul, em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste


La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista

O fenômeno La Niña, se as tendências dos modelos de previsão estiverem corretas, provavelmente será fraco e talvez não se sinta os efeitos costumeiros, segundo a climatologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico de Pernambuco, em entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia.

O La Niña é marcado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico.

De acordo com Francis, o La Niña provoca chuva no Nordeste do Brasil, e gera seca na Região Sul, em boa parte do Centro-Oeste e no Sudeste.  

A climatologista explica que o fenômeno iniciou há dois meses o processo de resfriamento, porém em velocidade mais lenta que o habitual. 

“O que a gente tem observado e os modelos de previsão do mundo inteiro indicam é que o La Niña este ano está atrasado, já era para estar um pouco mais avançado no tempo e a previsão é que seja uma La Niña fraca”, disse. 

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade do La Niña nos meses de outubro-novembro-dezembro aumenta para 60%.

Para o mês de outubro, a previsão do Inmet é quantidade de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e deve haver volta gradual das chuvas para a parte central do país na segunda quinzena.

Mudanças climáticas

A climatologista destacou a questão das mudanças climáticas, que foi abordada na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na última semana, principalmente no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu o multilateralismo como caminho para superação da urgência climática.

Para Francis Lacerda, as ações para minimizar os impactos do descontrole climático, como a redução das emissões, ainda enfrentam resistência de setores econômicos para serem colocadas em prática, como o agronegócio, ainda "pautado em cima da produção em larga escala e da produção de bovinos e carne que é exportada".  "A energia e a água são convertidas nessas commodities e a gente aqui padecendo de ações para que esse setor de commodities e do agronegócio cresça em detrimento do nosso bioma e do descontrole total do clima”, ressalta.

Outro ponto citado pela climatologista é a possibilidade de a Amazônia chegar ao ponto de não retorno (estágio em que determinado processo se torna irreversível, por exemplo, o desmatamento) o que trará, conforme Francis Lacerda, graves consequências ao país. Ela defende que é preciso parar de considerar o bioma "um pasto gigante" para criação de gado e plantação de soja.

Quanto aos incêndios florestais, ocorridos em diversas regiões do país, a climatologista disse que a maioria deve ter intenção criminosa com intuito de queimar áreas de proteção ambiental. 

Um monitoramento, a partir de imagens de satélite e alertas de fogo, mostra que 99% das queimadas no Brasil têm ação humana, principalmente na Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Grande festa marca a chegada do Papai Noel em Paraguaçu Paulista

Famílias compareceram em peso na Praça da Matriz para recepcionar o Bom Velhinho.

Polícia Civil prende dois homens em flagrante por roubo em Santo Anastácio

Dupla abordou idoso de 68 anos e roubou a carteira dele, com dinheiro, cartão e documentos.

Polícia Civil de Assis, com apoio da PM, cumpre mandados e prende investigados por tráfico de drogas

Operação prendeu dois investigados por tráfico e outro em cumprimento a mandado de prisão temporária

Comércio de Paraguaçu Paulista já está atendendo até às 22h e o Papai Noel chega hoje

Lojas tem horário especial de atendimento até o dia 23 de dezembro.

Paraguaçu Paulista registrou mais óbitos do que nascimentos em 2024, aponta dados do IBGE

Dados de Estatísticas do Registro Civil foram divulgados pelo do IBGE

Prefeitura de Paraguaçu Paulista homologa Calendário de Eventos 2026

Programação não confirma realizações, que dependerá de viabilidade técnica, financeira e estrutural.

Cooperar para prosperar: Cresol inicia remuneração de juros aos cooperados

Dezembro é o mês de pagamento dos juros sobre o capital social

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Bauru; dono é preso em flagrante

Operação encontrou vinhos, sucos de uva e uma bebida chamada “cerveja de vinho”

ANUNCIE DIVULGUE