Quarta-Feira, 03 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 11ºC veja mais

La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista

30/09/2024 - Fenômeno provoca chuva no Nordeste e gera seca na Região Sul, em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste


La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista

O fenômeno La Niña, se as tendências dos modelos de previsão estiverem corretas, provavelmente será fraco e talvez não se sinta os efeitos costumeiros, segundo a climatologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico de Pernambuco, em entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia.

O La Niña é marcado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico.

De acordo com Francis, o La Niña provoca chuva no Nordeste do Brasil, e gera seca na Região Sul, em boa parte do Centro-Oeste e no Sudeste.  

A climatologista explica que o fenômeno iniciou há dois meses o processo de resfriamento, porém em velocidade mais lenta que o habitual. 

“O que a gente tem observado e os modelos de previsão do mundo inteiro indicam é que o La Niña este ano está atrasado, já era para estar um pouco mais avançado no tempo e a previsão é que seja uma La Niña fraca”, disse. 

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade do La Niña nos meses de outubro-novembro-dezembro aumenta para 60%.

Para o mês de outubro, a previsão do Inmet é quantidade de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e deve haver volta gradual das chuvas para a parte central do país na segunda quinzena.

Mudanças climáticas

A climatologista destacou a questão das mudanças climáticas, que foi abordada na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na última semana, principalmente no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu o multilateralismo como caminho para superação da urgência climática.

Para Francis Lacerda, as ações para minimizar os impactos do descontrole climático, como a redução das emissões, ainda enfrentam resistência de setores econômicos para serem colocadas em prática, como o agronegócio, ainda "pautado em cima da produção em larga escala e da produção de bovinos e carne que é exportada".  "A energia e a água são convertidas nessas commodities e a gente aqui padecendo de ações para que esse setor de commodities e do agronegócio cresça em detrimento do nosso bioma e do descontrole total do clima”, ressalta.

Outro ponto citado pela climatologista é a possibilidade de a Amazônia chegar ao ponto de não retorno (estágio em que determinado processo se torna irreversível, por exemplo, o desmatamento) o que trará, conforme Francis Lacerda, graves consequências ao país. Ela defende que é preciso parar de considerar o bioma "um pasto gigante" para criação de gado e plantação de soja.

Quanto aos incêndios florestais, ocorridos em diversas regiões do país, a climatologista disse que a maioria deve ter intenção criminosa com intuito de queimar áreas de proteção ambiental. 

Um monitoramento, a partir de imagens de satélite e alertas de fogo, mostra que 99% das queimadas no Brasil têm ação humana, principalmente na Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Rodoviária dá início à Operação Corpus Christi nas rodovias da região

Rodovias terão reforço policial e intensificação nas fiscalizações de trânsito.

Polícia deflagra operação nas cidades de Ibirarema e Salto Grande e prende três pessoas por tráfico

O nome da operação faz referência ao codinome utilizado pelo principal investigado.

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico e realiza prisões em Martinópolis

Polícias cumprem mandados, apreendem entorpecentes, arma e materiais ligados ao crime organizado.

Hospital Regional de Assis alerta para impacto da baixa nos estoques de sangue no atendimento

Falta de doadores pode comprometer cirurgias, urgências e tratamentos que dependem de transfusão

Cinco pessoas são presas por venda ilegal de canetas emagrecedoras e medicamentos em Promissão

Suspeitos comercializavam os produtos contrabandeados do Paraguai pela internet.

Venda de veículos novos no país sobe 15% até maio

Em 5 meses, foram comercializadas mais de 2,2 milhões de unidades

Brasil registrou 150 mil agressões contra população de rua em 10 anos

Pesquisa levantou dados de 2014 a 2023, mas alerta para subnotificação

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

Mais da metade da população não sabe que sedentarismo é fator de risco

ANUNCIE DIVULGUE