Quinta-Feira, 05 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Prefeito e vereadores de Tupã são indiciados pela PF por desvio de recurso da Lei Aldir Blanc

27/09/2024 - Investigação da Polícia Federal aponta desvios de mais de R$500 mil em recursos


Prefeito e vereadores de Tupã são indiciados pela PF por desvio de recurso da Lei Aldir Blanc

Prefeito e vereadores de Tupã são indiciados pela PF em esquema de desvio de recurso da Lei Aldir Blanc — Foto: TV TEM/Reprodução

Uma investigação da Polícia Federal indiciou 19 pessoas, incluindo o atual prefeito de Tupã (SP), Caio Aoqui (PSD), e dois vereadores, em uma investigação sobre um esquema criminoso de desvio de recursos da Lei Aldir Blanc.

Os recursos que totalizam mais de R$500 mil, que deveriam apoiar profissionais da cultura durante a pandemia, foram supostamente desviados e direcionados a uma rede de indivíduos com ligações políticas. Além do prefeito, os vereadores Lucas Hatano (PSD) e Charles dos Passos (PSDB) foram indiciados.

A investigação começou em 2020 e foi denunciada à PF em 2022, após uma servidora comissionada da prefeitura relatar as irregularidades.

Segundo a apuração, os indiciados, além de não cumprirem os critérios da lei, utilizaram os recursos para financiar campanhas eleitorais.

Os crimes apontados incluem estelionato, peculato e crime organizado. A Polícia Federal acredita que o esquema possa ser apenas parte de um esquema maior, com indícios de desvios em outros programas federais.

O relatório foi enviado à Justiça Federal, e o Ministério Público pode oferecer novas denúncias.

Sede da Polícia Federal em Marília, que investiga caso de desvio de recusrsos em Tupã (SP) — Foto: Adolfo Lima/TV TEM

O que dizem os indiciados

Questionados pela TV TEM, o prefeito Caio Aoqui informou que aguarda a notificação da Justiça para ter acesso ao processo, que está em segredo, e estranha a divulgação antecipada das conclusões. Ele reafirma que não cometeu nenhum ato irregular.

O vereador Lucas Hatano destacou que não ocupava o cargo no período mencionado na investigação e que confia na Justiça e acredita que sua integridade será confirmada.

 

O vereador Charles dos Passos contestou as denúncias, afirmando que não participou de aprovações irregulares e acredita que sua inocência será provada no processo judicial.

A funcionária comissionada, Natalia Alves Ferreira, acusada no caso, afirmou que está disposta a colaborar e esclarecer os fatos, e que maiores detalhes serão abordados no processo judicial em andamento.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Atleta paraguaçuense fatura medalha de ouro em campeonato de jiu-jitsu em Votuporanga

Kauan Martins de Figueiredo é integrante da equipe Lótus Club AFC.

Torneio de Vôlei de Areia 2026 agitou a AFC no último fim de semana

Centenas de atletas passaram pelo local no sábado e no domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Câmara aprova lei que reserva imóveis em programas habitacionais para pessoas com deficiência

Projeto de Lei é do vereador Daniel Faustino e prevê reserva de 5% das unidades habitacionais.

Câmara parabeniza equipes femininas de Vôlei Adaptado de Paraguaçu Paulista

Atletas foram homenageadas pela inédita classificação na Final Estadual da Superliga

TOR prende traficante boliviana com mais de 9 kg de skunk oculto em malas em Palmital

Policiais descobriram os fundos falsos, onde estavam escondidos 13 tabletes de skunk.

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

ANUNCIE DIVULGUE