Terça-Feira, 15 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

18/09/2024 - Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Dia do Salgado na Padaria São Marcos: novidades irresistíveis para você!

Nada melhor do que um salgado mega recheado neste dia chuvoso, não é?

Intoxicação por sapos

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Motorista é flagrado com 20 quilos de maconha no banco traseiro de carro em Ourinhos

Abordagem foi feita no entroncamento da BR-153 com a Raposo Tavares.

Homem é baleado enquanto comia pastel em feira no Centro de Bauru

Vítima de 32 anos foi atingida na perna e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Mulher é agredida pelo companheiro e deixada na chuva com o filho bebê do lado de fora de casa

Suspeito foi preso por violência doméstica em Igaraçu do Tietê (SP).

Com 25 mil raios registrados em menos de uma semana, Energisa reforça equipes e orienta população

Concessionária monitora as condições climáticas em tempo real e mantém plano emergencial ativo

Buscando referência em manutenção de ar condicionado no seu veículo? Venha para a Eletro Clima

Agende sua revisão pelo telefone (18) 3361-4737 ou 99741-2997.

Álcool e cigarro podem causar cegueira, alertam especialistas

Ingerir bebidas adulteradas também é fator de risco alto

ANUNCIE DIVULGUE