Domingo, 12 de Abril Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

18/09/2024 - Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Morre, aos 52 anos de idade, o delegado de Polícia Dr. Marcel Ito Okuma, que atuou em Paraguaçu

O velório acontece na cidade de Lutécia e sepultamento está previsto para às 10h deste domingo, 12

Apend City é o grande campeão do Paulistão AFC 2026 do período da manhã

A disputa final foi entre as equipes Apend City x Inter de Milão.

MP pede condenação de Antian com perda do cargo de prefeito de Paraguaçu Paulista

A ação tem como fundamento a apuração de suposto uso indevido de recursos públicos ao longo de 2024.

Deputado Mauro Bragato vem a Paraguaçu Paulista falar sobre instalação da FATEC no município

Faculdade de Tecnologia será instalada junto a ETEC.

Confira as ofertas especiais neste fim de semana no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Calçados selecionados A Calcevest Mega Loja: compre dois e leve três

A Calcevest fica na Rua XV de Novembro, 455, no centro de Paraguaçu Paulista

Cia. Bambolina é selecionada para 17° Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker em Pirassununga-SP

Grupo paraguaçuense foi selecionado entre quase 200 inscritos de diversas regiões do país.

Cansado de passar calor dentro do carro? Corre para a Eletro Clima

A Eletro Clima fica na Rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal.

ANUNCIE DIVULGUE