Sexta-Feira, 13 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 22ºC veja mais

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

18/09/2024 - Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

APAE de Paraguaçu promove reunião de pais e entrega kits de uniformes a alunos da entidade

Segundo a APAE, foi um momento muito especial de acolhimento, união e preparação para o ano.

Dificuldade de enxergar rostos ou fazer leitura mesmo com óculos? Pode ser retinopatia macular

Agende já sua consulta com o Dr. Juliano Ceciliato.

Polícia Civil prende duas mulheres por tráfico e associação para o tráfico em Presidente Prudente

Foi apreendida grande quantidade de drogas sintéticas e maconha.

Há 10 anos, a Pancakes serve panquecas deliciosas e almoço com comida caseira em Paraguaçu

A Pancakes fica na Rua Sete de Setembro, nº 835, no centro de Paraguaçu Paulista

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas: 09 - 10 - 15 - 46 - 49 - 51

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde

Polícia Civil de Rancharia deflagra Operação Oculto contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Duas pessoas foram presas, sendo um jovem de 18 anos e uma mulher de 47 anos.

Polícia Civil de Assis captura mulher suspeita de operar esquema bilionário de lavagem de dinheiro

Segundo investigações, esquema envolveria organização criminosa chinesa e o PCC.

ANUNCIE DIVULGUE