Sexta-Feira, 22 de Maio Paraguaçu Paulista 24ºC - 13ºC veja mais

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

18/09/2024 - Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Precisando dar aquele trato no ar condicionado do seu carro? Vem pra Eletro Clima

A Eletro Clima é referência em ar automotivo e fica na Rua Antônio Machado, 717, em Paraguaçu Pta

Bio Químico marca presença na 31ª Hospitalar, principal feira do setor de saúde da América Latina

O evento ocorreu de 19 a 22 de maio de 2026, no São Paulo Expo.

Vicinal de Paraguaçu Paulista tem interdição parcial para obras

Sistema Pare e Siga é implantado no trecho durante execução de melhorias no pavimento

Cresol oferece apoio e atendimento personalizado a produtores rurais de Paraguaçu Paulista e região

Linhas de crédito disponibilizadas pela cooperativa facilitam a vida do homem do campo.

Homem é preso em flagrante após furtar fios de escola em Jaú

Suspeito foi encontrado escondido dentro da unidade escolar.

Polícia Civil e MP deflagram Operação Vérnix contra esquema milionário ligado à facção criminosa

Operação foi deflagrada pela Polícia Judiciária de Presidente Venceslau e GAECO de Pres. Prudente

Idoso é dado como morto por engano em hospital em Presidente Bernardes

Homem de 88 anos, apresentou sinais vitais durante preparo do corpo em funerária.

PAT divulga oportunidades de emprego em Paraguaçu Paulista

O PAT fica na Rua XV de Novembro, nº 500, no centro.

ANUNCIE DIVULGUE