Sábado, 08 de Agosto Paraguaçu Paulista 27ºC - 18ºC veja mais

Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024

12/09/2024 - Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado.


Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024

De janeiro até a primeira semana de setembro deste ano, o Brasil registrou 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox. O número supera o total de casos notificados ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 853. Há ainda 426 casos suspeitos da doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em informe semanal.

De acordo com o boletim, o Sudeste concentra a maior parte dos casos de mpox no país, 80,9% ou 821 do total. Os estados com maiores quantitativos de casos são São Paulo (533 ou 52,5%), Rio de Janeiro (224 ou 22,1%), Minas Gerais (56 ou 5,5%) e Bahia (40 ou 3,9%). Apenas duas unidades federativas seguem sem registro de casos confirmados ou prováveis: Amapá e Piauí.

São Paulo lidera a lista de municípios com maior número de casos confirmados e prováveis da doença (370 ou 36,5%), seguido pelo Rio de Janeiro (167 ou 16,5%), Belo Horizonte (43 ou 4,2%), Salvador (28 ou 2,8%) e Brasília (23 ou 2,3%). Entre os atuais 426 casos suspeitos no Brasil, o estado de São Paulo responde por 39,7%, com 169 casos.

Perfil

O perfil de casos confirmados e prováveis de mpox no país, segundo o informe, continua sendo majoritariamente composto por pessoas do sexo masculino (956 ou 94,2%) na faixa etária de 18 a 39 anos (718 ou 70,7%). Apenas um caso foi registrado na faixa etária até 4 anos. Até o momento, não foram registrados casos confirmados e prováveis em gestantes.

O ministério contabiliza ainda 71 hospitalizações por mpox (7% do total de casos), sendo 36 (3,9%) para manejo clínico e oito (0,8%) para isolamento, enquanto em 27 casos (2,7%) não foi descrito o motivo para a hospitalização. Além disso, cinco casos (0,5%) precisaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com a pasta, não foram registrados óbitos por mpox no Brasil ao longo deste ano. Também não foram notificados casos da nova variante 1b. A cepa foi identificada pela primeira vez em setembro do ano passado na República Democrática do Congo, que enfrenta surtos da doença desde 2022.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Diabetes em cães e gatos: quando o carinho na alimentação pode se transformar em um problema

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Reginaldo Galhardo será homenageado pelo Coletivo MARACAPONTO na 1ª Teia Regional de Cultura Viva

Reconhecimento celebra décadas de dedicação à cultura popular em Paraguaçu Paulista.

Por que gestão de pessoas e educação especial falam a mesma língua

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Eixo SP apoia campanha de castração de cães em Paraguaçu Paulista

Parceria com a prefeitura prevê 50 procedimentos e a entrega de kits pós-operatórios para tutores

FOCO NO ESPORTE - O seu programa esportivo de Paraguaçu Paulista e região

Tudo o que acontece no esporte da nossa cidade e região aqui na TV Paraguaçu.

Motorista morre após perder o controle do carro e bater contra poste na Raposo Tavares em Ourinhos

Com o impacto da batida, estrutura de iluminação caiu sobre o veículo.

Famílias brasileiras perderam R$ 62,5 bilhões para bets em 2025

Empresas de apostas movimentaram R$ 351 bilhões no período

Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda

Texto torna mais rígidas penas previstas no ECA

ANUNCIE DIVULGUE