Sábado, 09 de Maio Paraguaçu Paulista 26ºC - 18ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Mamães do Bioquímico celebram o Dia das Mães com mensagem especial para as mamães paraguaçuenses

Elas entendem mais do que ninguém que nada é mais fundamental do que a saúde dos filhos.

Santa Casa de Paraguaçu Paulista inaugura oito novos leitos na ala SUS

Novos quartos contam com estrutura completa, com ar-condicionado, televisão e frigobar.

Eletro Clima: referência em ar condicionado automotivo, pronta pra te atender

Rua Antônio Machado, 717, Vila Athaíde, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Bora acender a churrasqueira? Confira as ofertas do Dia das Mães no Açougue do Hermes

Você está sabendo falar ou apenas emitindo palavras? O empresário que não se comunica está invisível

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Aulas de vôlei de areia na AFC oferecem treinamento de base para crianças e adolescentes

As aulas são ministradas pelo professor Paulinho e acontecem às terças, quintas e sextas-feiras

Prefeitura inicia força-tarefa para recolher animais soltos e evitar acidentes em Paraguaçu Paulista

Os proprietários serão identificados e notificados.

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até às 22h nesta sexta-feira, dia 8

Objetivo do horário estendido é oferecer mais comodidade para compras do Dia das Mães.

ANUNCIE DIVULGUE