Segunda-Feira, 23 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 20ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Agrotóxicos estão mais nocivos em todo o mundo, aponta estudo

Brasil é um dos países longe da meta estabelecida pela ONU

Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025

Gestores devem declarar dados pelo Sistema Educacenso até 30 de março

Pai e outras cinco pessoas são presos após sequestrarem criança e tentarem fugir da PM em Quintana

Perseguição terminou em praça de pedágio em Oriente, com a apreensão de duas pistolas.

Policia Civil apreende canetas emagrecedoras comercializadas ilegalmente em Palmital

Todo o material foi apreendido e será submetido à perícia técnica.

Operação conjunta da PM e Prefeitura apreende veículos abandonados em via pública de Paraguaçu

Ação visa promover maior organização urbana, segurança viária e bem-estar à população.

Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 205 mil contribuintes receberão R$ 578,97 milhões

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Serviço de segurança foi ativado por 1 milhão de pessoas

Ciclista de 14 anos morre após ser atropelado em vicinal de Santa Cruz do Rio Pardo

Vítima de 14 anos tentava atravessar a via, quando foi atingida por uma caminhonete

ANUNCIE DIVULGUE