Quarta-Feira, 22 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Dupla é presa suspeita de tráfico de drogas perto de escola em Presidente Epitácio

Polícia Civil apreendeu cocaína, celulares e uma moto.

Homem descumpre medida protetiva, se recusa a sair da casa da ex e acaba preso em Assis

O indiciado permaneceu preso a disposição da justiça.

Equipe Sub 13 da Associação de Basquete Paraguaçu conquista medalha de prata na Taça Paraná

Meninas deram show dentro e fora de quadra e garantiram o segundo lugar no campeonato.

Polícia prende dupla suspeita de transportar 870 kg de maconha em Palmital

Investigação começou após apreensão de carga que saiu da fronteira com o Paraguai

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de crimes virtuais contra menor em Tarumã

O caso foi descoberto pela mãe da vítima.

Professora paraguaçuense ministra palestra sobre Afetividade na Educação Infantil

A palestra acontecerá no dia 25 de setembro, das 19h às 20h, no CPP.

Governo destina R$ 547 milhões para ressarcir beneficiários do INSS

Texto prevê crédito extraordinário para reembolsar descontos indevidos.

Santa Casa entrega dois novos quartos reformados para atendimento pelo SUS

Com a nova entrega, o hospital atinge a marca de 11 quartos totalmente modernizados.

ANUNCIE DIVULGUE