Domingo, 28 de Dezembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 22ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Coleção Réveillon em até 10x sem juros no crediário próprio na Calcevest Mega Loja

Promoção válida somente neste sábado

Ofertas de ano novo no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1.173 – Paraguaçu Paulista/SP

Polícia Rodoviária prende traficante internacional com quase 400 kg de drogas em Ourinhos

Com apoio dos cães de faro, foram localizados 262 tabletes de cocaína, ocultadas nas longarinas

Filme produzido em Paraguaçu será distribuído em escolas da Holanda para ensino cinematográfico

Arame Farpado foi selecionado na mostra Education Anti Sql-Injectionion do Festival de Roterdã 2026.

Chegada de 2026 em Paraguaçu será com Balada dos Anos Dourados com DJ Carlão Pinheiro

Prefeitura promove evento com artista local na Concha Acústica, no dia 31, a partir das 22h.

Entrevias estima fluxo de 752 mil veículos durante o feriado de Ano Novo

Tráfego deve aumentar em 23%; Monitoramento será intensificado

Mulher é encontrada morta em área rural de Vera Cruz; companheiro confessa feminicídio

Corpo foi localizado após suspeito indicar o local à polícia. Vítima estava desaparecida desde terça

Jovem de 21 anos morre afogada em lagoa de Bauru

Corpo da jovem foi localizado a aproximadamente 4,5 metros de profundidade.

ANUNCIE DIVULGUE