Sexta-Feira, 02 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Feirantes se unem e promovem noite de música ao vivo na Feira da Lua

Público compareceu em peso para prestigiar o show e saborear as delícias disponíveis

AFC realiza 26ª Festa do Dia das Crianças no dia 12 de outubro

Evento é destinado exclusivamente a associados e dependentes.

Manutenção de defensas interdita alças de viaduto na SP-270, em Assis

Serviços serão realizados nesta sexta-feira e sábado com interdição total de duas alças

Polícia Rodoviária prende traficante com 67 kg de drogas em Marília

A ação gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 2.550.000,00.

Ligue 180 tem 1,5 mil denúncias de violência política contra mulher

Negras são 53% das vítimas, com maioria dos casos em SP, RJ e MG

Mega-Sena acumula para R$ 82 milhões; confira os números sorteados

Números sorteados são: 08 - 10 - 30 - 38 - 50 - 53

TSE: denúncias eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal

Até o momento, foram registradas 51.395 notificações.

Mãe esfaqueia suspeito nas partes íntimas após denúncia de abuso sexual contra o filho em Botucatu

Adolescente de 14 anos teria sido violentado durante meses pelo companheiro da avó.

ANUNCIE DIVULGUE