Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 18ºC veja mais

Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

04/09/2024 - Em todo o estado de São Paulo, são 4.722 denúncias recebidas


Eleições 2024: Aplicativo Pardal recebeu até o momento cinco denúncias de Paraguaçu Paulista

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

Pelo site oficial do aplicativo, é possível ver o número de denúncias que estão sendo recebidas em cada município do país.

Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.

Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Em Paraguaçu Paulista, foram registradas até o momento cinco denúncias, das 4.722 recebidas no estado de São Paulo. O tipo de denúncia e os candidatos envolvidos não são divulgados. A maioria das denúncias (2.641) são contra candidatos a vereadores. Contra candidatos a prefeitos são 1.362, contra candidatos a vice-prefeitos 29 e contra coligação/federação/partido são 690.

Em cidades da região, denúncias também estão sendo feitas no aplicativo. Em Assis, já são 48. Em Quatá, são 3 denúncias. Oscar Bressane, Rancharia e João Ramalho registraram uma denúncia cada e Borá, Lutécia e Echaporã não tem nenhuma denúncia.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Após Câmara devolver R$1,4 milhão, servidores cobram bônus de Natal prometido por Antian

Ele afirmou que pagaria o bônus de Natal usando o dinheiro devolvido pela Câmara Municipal.

Energia solar é muito caro? Sunny Tecnologia te ajuda a gerar energia solar sustentável e econômica

Com a redução da fatura o retorno financeiro costuma ser visível.

Câmara Municipal devolve cerca de R$1,4 milhão à Prefeitura de Paraguaçu Paulista

Diante do contingenciamento de gastos na Prefeitura, os vereadores optaram por devolver o dinheiro.

Nesta quinta-feira tem a chegada dos Transformers em Paraguaçu Paulista

A chegada será na Fonte Luminosa, a partir das 19h00.

Polícia Rodoviária prende contrabandista com mais de 8 mil maços de cigarros em rodovia de Pompéia

O contrabandista possui antecedentes criminais.

Atendimentos da Saúde serão centralizados na UBS Vila Popular durante recesso da Prefeitura

As farmácias da UBS Vila Popular e do Centro também estarão disponíveis.

Produção científica brasileira volta a crescer em 2024

Número de artigos publicados, porém, ainda está abaixo de 2021

Fundações sem fins lucrativos pagam salários maiores que empresas

Remuneração mensal média foi de 2,8 salários mínimos em 2023

ANUNCIE DIVULGUE