Terça-Feira, 25 de Março Paraguaçu Paulista 33ºC - 21ºC veja mais

Sindicatos e Ministério Público vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho

04/09/2024 - Entidades lançaram aplicativo nesta terça-feira (3)


Sindicatos e Ministério Público vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho

O assédio eleitoral é crime e, desde 2022, o número de denúncias só tem crescido. Para evitar que um trabalhador ou servidor público sofra a pressão direta ou indireta dos patrões ou dos chefes imediatos para votar em determinado candidato, as centrais sindicais lançaram, nesta terça-feira (3), um aplicativo onde é possível que o trabalhador denuncie essa prática antidemocrática.

O lançamento ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa partiu da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Pública, Intersindical e MPT. A denúncia pode ser feita na página do Fórum das Centrais Sindicais.

Paulo Oliveira, secretário de Organização e Mobilização da CSB, explicou que os trabalhadores não vão precisar baixar o app. Os sites das centrais e o MPT vão colocar em suas páginas o QR Code onde o trabalhador, com seu celular, poderá acessar o canal e denunciar se estiver sendo vítima de assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

O assédio eleitoral, muitas vezes, ocorre de maneira sutil, segundo a procuradora do MPT Priscila Moreto, quando um empregador defende que seus funcionários votem em determinado candidato porque, assim, a empresa continuará crescendo. Caso o trabalhador não vote no candidato do patrão, o empregador diz que haverá mudanças, quando não demissões. “Essa é uma das formas do assédio eleitoral”, disse.

O secretário nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, alerta que o assédio eleitoral é muito forte no Brasil, até porque em 73% dos 5,7 mil municípios, a população varia entre 10 e 20 mil habitantes. “Nessas cidades, é muito comum que os trabalhadores conheçam os candidatos preferidos do empregador, e a pressão para que os funcionários votem no candidato indicado é muito forte. A mesma pressão, o assédio, ocorre com os funcionários das prefeituras”, disse.

O voto livre é um direito fundamental que deve prevalecer em todas as situações, de acordo com a também procuradora do trabalho Danielle Olivares Corrêa, porque, caso contrário, o trabalhador torna-se um instrumento dos interesses exclusivos do empregador. Assédio eleitoral é crime e o MPT estará atento a toda e qualquer denúncia que chegar pelo app.

Nas eleições de 2022, as centrais sindicais e o MPT fizeram a mesma parceria de agora, e o resultado foi o recebimento de 3,5 mil denúncias de assédio eleitoral, um percentual 1.600% maior do que o registrado nas eleições de 2018.

O assédio eleitoral ou o “voto de cabresto” não se vê mais nos rincões do país, onde os coronéis determinavam em qual ou quais candidatos os empregados deviam votar. Esse fenômeno cresceu e veio para os grandes centros urbanos também. Dados extraídos do sistema informatizado do MPT, em 2022 foram expedidas 1.512 recomendações e ajuizadas 105 ações civis públicas contra o assédio eleitoral.

As centrais sindicais e o MPT disponibilizaram cartilhas para que os trabalhadores identifiquem as abordagens ilícitas no ambiente de trabalho.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Espaço do Revendedor O Boticário cheio de novidades para o Dia das Mães e lucro garantido de até 30%

O Espaço O Boticário fica na Rua XV de Novembro, nº 971.

Campanha Salve o Filipe rifa o carro da família para custear tratamento de criança paraguaçuense

Menino, de 3 anos, sofre de Distrofia Muscular de Duchenne e medicamento custa R$ 17 milhões.

Que tal curtir a praia de Itapema/SC no feriado de Páscoa? O Joelson Excursões te leva!

Por apenas R$700,00 você pode descansar e aproveitar os dias de folga com os pés na areia.

Com cronograma de melhorias, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Sexta tem vacinação contra a raiva para cães e gatos em Paraguaçu Paulista

Imunização acontece no período da manhã na Praça do Conjunto Habitacional Aldo Paes Leme.

Polícia identifica organização criminosa suspeita de explorar mulheres sexualmente

Vítimas eram atraídas por falsas promessas de trabalho e depois eram privadas de liberdade.

Boliviano é preso após transportar bolsa com mais de 10kg de maconha

Ocorrência foi registrada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Mulher entra em hipermercado, furta alimentos e itens de higiene e acaba presa em flagrante

Suspeita alegou que é usuária de drogas e pretendia alimentar os filhos com as comidas.

ANUNCIE DIVULGUE