Segunda-Feira, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 26ºC - 17ºC veja mais

Em onda de calor, redobre os cuidados com aparelhos de refrigeração e climatização

03/09/2024 - Altas temperaturas podem sobrecarregar equipamentos


Em onda de calor, redobre os cuidados com aparelhos de refrigeração e climatização

Setembro começa com previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Por causa desse novo alerta climático, a Energisa Sul-Sudeste explica que é preciso ter cuidado redobrado com a conta. É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados podem causar um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.

"Esses aparelhos trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais. Por isso, é preciso uma ação mais forte para evitar gastos elevados num período de clima tão extremo", explica o coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira.

Neste momento, para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso.

"Por exemplo, eu tenho minha geladeira e um freezer na área de lazer, ou eu tenho um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles para reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor. Já no caso do ar, você pode ligar até o quarto ficar gelado e depois usar só o ventilador, que consome menos energia. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A, pois são mais eficientes.", comenta Thiago.

Também tem orientações para a hora do banho. "O ideal é usar o chuveiro na posição 'desligado', que não consome energia. Mas, se durante a manhã ou no período da noite preferir um banho mais quentinho, a dica é colocar o chuveiro na posição 'verão', que consome menos energia", explica o coordenador.

Plantas também podem ajudar a refrescar o ambiente. Os processos fisiológicos das plantas reduzem a temperatura ambiente, tornando-a mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro de sua casa, reduzindo o aquecimento das paredes, responsáveis por cerca de 40% da superfície das casas.

Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês. Veja:  

Ar-condicionado 

●      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado. 

●      Mantenha os filtros limpos. 

●      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.

●      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.

●      Se possível, priorize a posição de 23ºC.  

Ventilador

● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

Geladeira 

●     Evite deixar a porta aberta.

●     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções. 

●     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento. 

●     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.  

●     Não forre as prateleiras. 

●     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

Para mais dicas e orientações sobre a conta de energia nas redes sociais e canais de atendimento da Energisa: www.energisa.com.br e aplicativo Energisa On.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Sexta de pagode com Markinho Black agitou a Lanchonete da AFC; veja fotos

Teve ainda muita porção deliciosa e lanches suculentos preparados pelo Joel, além daquela cerveja

Atleta maratonista Danielzinho, desaparecido há mais de 40 dias, é encontrado em São Paulo

O paraguaçuense estava desaparecido desde o dia 19 de junho.

Calzoon Calzones e Sucos é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A Calzoon fica na Rua Santos Dumont, nº 527, ao lado do colégio MVC Objetivo.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Começou o Festival de Fatias da Padaria São Marcos

Que tal deixar seu fim de semana mais doce?

O que dez anos no setor comercial me ensinaram sobre vendas

Erros invisíveis, checklist prático e o que realmente separa quem vende de quem perde clientes.

Parvovirose: quando alguns dias podem decidir entre a vida e a morte

Confira o artigo da Médica Veterinária, Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Mulheres sob proteção receberão aviso quando agressor se aproximar

Programa Alerta Mulher Segura quer aumentar rede de defesa

ANUNCIE DIVULGUE