Terça-Feira, 05 de Agosto Paraguaçu Paulista 23ºC - 15ºC veja mais

Confira as orientações para amenizar efeitos da fumaça na saúde

26/08/2024 - Fechar portas de janelas está entre as recomendações.


Confira as orientações para amenizar efeitos da fumaça na saúde

Além das ações de combate aos incêndios que vêm ocorrendo em diversas regiões do país, é preciso que a população esteja orientada sobre como se proteger e evitar, sempre que possível, a exposição aos poluentes e à fumaça intensa e à neblina, causadas pelo fogo.

Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão o aumento da ingestão de água e de líquidos, como medida para manter as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, ficarem mais protegidas. O tempo de exposição deve ser reduzido ao máximo, devendo manter a permanência em local ventilado dentro de casa, se possível com ar condicionado ou purificadores de ar. Para reduzir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas, as portas e as janelas devem ser mantidas fechadas. As atividades físicas devem ser evitadas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, e entre o meio dia e as 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas.

É recomendável ainda a utilização de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas. A medida reduz o desconforto das vias aéreas superiores. Já máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas.

As recomendações devem ser seguidas por toda a população e a atenção deve ser redobrada em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes.

Ao sinal de sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde a pasta indica a busca imediata de atendimento médico. “Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, imunológicos, entre outros, devem buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento, manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas, buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises e avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas”, completou.

Sob a coordenação do Ministério da Saúde, o monitoramento de áreas que sofrem a influência da queima de biomassa é um dos campos de atuação da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (VIGIAR) e da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde.

Os dados desse monitoramento são enviados, semanalmente, pelo Ministério da Saúde aos estados e ao Distrito Federal no Informe Queimadas, com orientações para evitar a exposição da população às condições adversas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Filho de Paraguaçu, jornalista Álvaro Loureiro vira apresentador do canal esportivo Sportynet

Álvaro, que possui vasta experiência no jornalismo esportivo, era repórter do SBT há quatro anos.

Paraguaçu Paulista celebra queda nos números de dengue, com apenas um novo caso em uma semana

Saúde reforça que a colaboração da população é fundamental para manter a tendência de queda

Pediatras pedem aprovação de lei com licença-paternidade de 1 mês

Para entidade, mudança é uma estratégia de desenvolvimento humano

Câmara aprova projeto sobre denominação de vias públicas em Paraguaçu Paulista

As denominações e redenominações deverão homenagear pessoas que tenham contribuído com a cidade.

Gigante Vermelho 2025, em Cândido Mota, começa quinta-feira com show de Luan Santana

Festa tem entrada franca

Comércio de Paraguaçu Paulista terá horários especiais de atendimento para o Dia dos Pais

Na sexta, o atendimento é até às 22h e no sábado, até às 17h.

Associação de Combate ao Câncer promove Bazar do Doce no próximo sábado, dia 9

Evento será das 9h às 13h, na sede da entidade, na Rua Assad Salum, 458.

Câmara parabeniza a paraguaçuense Raquel Fraquim por ser a primeira mulher na Força Tática de Assis

No dia 8 de julho de 2025, após quase quatro meses de treinamento rigoroso, ela conquistou o braçal

ANUNCIE DIVULGUE