Sexta-Feira, 26 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 12ºC veja mais

Pé-de-Meia alcançará quase 4 milhões de estudantes até setembro

09/08/2024 - Pagamento a alunos com CadÚnico começa em agosto.


Pé-de-Meia alcançará quase 4 milhões de estudantes até setembro

O total de beneficiados pelo programa Pé-de-Meia aumentará para quase quatro milhões até setembro. A ampliação da política pública federal foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2 de agosto, em Fortaleza, no Ceará.

A expansão da iniciativa federal inclui estudantes do ensino médio de escolas públicas, pertencentes a famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda per capita (por cabeça) de até meio salário mínimo. As mudanças no programa Pé-de-Meia também contemplarão alunos da educação de jovens e adultos (EJA), que cumprirem os mesmos critérios estabelecidos. 

A expansão do programa nestas duas frentes elevou o número de beneficiados de 2,7 milhões de estudantes para quase quatro milhões. 

Pagamentos

O Ministério da Educação informou que os estudantes com CadÚnico matriculados no ensino médio público receberão a chamada poupança do ensino médio, a partir de agosto deste ano.

No caso dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), o pagamento será a partir de setembro.

Os recursos para o pagamento das parcelas estão garantidos. Os depósitos são feitos pelo Ministério da Educação, em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para estudantes que cumprem os critérios do programa.   

O pagamento das parcelas do Pé-de-Meia está condicionado à aprovação ao fim de cada ano do ensino médio e exige a frequência do aluno em mais de 80% das aulas durante o mês.  

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia (MEC) foi instituído pela lei nº 14.818/2024.

O incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, é destinado aos estudantes matriculados no ensino médio público.

Segundo dados do Censo da Educação Básica, em 2022 a taxa de repetência entre os estudantes brasileiros foi de 3,9, enquanto a taxa de evasão atingiu 5,9.

Poupança

Pelo programa, o estudante recebe um incentivo de R$ 200 mensais, que pode ser sacado a qualquer momento.

No fim de cada ano letivo do ensino médio concluído com aprovação, o beneficiário também terá o depósito de R$ 1 mil, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio.

Se o estudante receber as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 para o aluno que cursar todo o ensino médio.

O programa teve a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de 74 secretarias de educação municipais que oferecem o ensino médio regular na rede pública.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Torcedores comemoram vitória do Brasil contra a Escócia na Associação dos Funcionários da Cocal

O próximo jogo acontece na segunda-feira, dia 29, às 14h.

Associação dos Funcionários da Cocal promove Circuito Junino nesta sexta-feira, dia 26

Evento será aberto para associados e visitantes.

Associação Comercial divulga orientações sobre expediente durante Jogo do Brasil

Seleção entra em campo na segunda-feira, dia 29, às 14h; lojas não são obrigadas a dispensar.

Prefeitura lança canal online para denúncias, adoção e doação de pets

A legislação brasileira considera os maus-tratos aos animais um crime ambiental

Receita passa a publicar lista de devedores contumazes

Medida mira inadimplência estruturada e irregularidades

Homem é preso por ameaça, descumprimento de medida protetiva em Cândido Mota

Durante a diligência, foi localizado e apreendido o aparelho celular do inestigado

Polícias Civil e Militar deflagram operação Narco Storm ao tráfico de drogas em Assis

Quatro indivíduos com idades de 19, 23, 29 e 32 anos foram presos.

Homem é preso com mais de 10 kg de cobre furtado de cabos de telefonia em Jaú

Suspeito foi detido após denúncia de que dupla retirava fios de poste.

ANUNCIE DIVULGUE