Terça-Feira, 30 de Dezembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 22ºC veja mais

Covid-19: OMS cita aumento de casos e queda alarmante na vacinação

07/08/2024 - Dados apontam aumento substancial em 84 países para exames positivos.


Covid-19: OMS cita aumento de casos e queda alarmante na vacinação

A diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse nesta terça-feira (6) que a covid-19 segue “bastante presente entre nós” e que o vírus circula atualmente em todos os países. Segundo ela, dados de sistemas de vigilância em 84 países apontam para um aumento substancial na detecção de testes positivos para a doença.

De forma geral, os números mostram uma ampliação de 10% na taxa de testes positivos para covid, mas o índice varia de região para região. Na Europa, por exemplo, o aumento foi de 20%. Além disso, o monitoramento de águas residuais feito pela OMS sugere que a circulação do vírus pode ser entre duas e 20 vezes maior do que o relatado atualmente. “Isso é importante porque o vírus continua a evoluir, o que nos coloca em risco de mutações mais perigosas”.

Durante coletiva de imprensa em Genebra, Maria citou elevação no número de internações e de mortes por covid em diversos países e destacou que um cenário de circulação elevada do vírus nessa época do ano não era esperado, já que os vírus respiratórios tendem a circular mais fortemente durante o inverno no Hemisfério Norte. “Ao longo dos últimos meses, independentemente da estação, diversos países reportaram aumento de casos de covid-19”.

Compartilhamento de dados

A diretora da OMS alertou que, de um total de 234 Estados-membros, apenas 34 reportaram dados sobre hospitalização por covid; 24 reportaram dados sobre internações em unidades de terapia intensiva (UTI) por covid; e 70 reportaram dados sobre mortes provocadas pelo vírus. “Estamos cegos no que diz respeito aos impactos da covid”, disse, ao destacar que a entidade depende dos números para estabelecer, por exemplo, o nível de risco para a doença.

Queda na vacinação

Maria também demonstrou preocupação em relação ao que chamou de “queda alarmante” das taxas de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo – sobretudo entre profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos, dois grupos considerados de risco para a doença. “Esse cenário precisa ser remediado com urgência”, disse, ao cobrar de governos que ampliem a vigilância e invistam na aquisição de vacinas.

Uma dose a cada 12 meses

Por fim, a diretora da OMS recomendou que sejam tomadas medidas individuais para reduzir o risco de infecção e de agravamento do quadro, incluindo ter tomado uma dose da vacina contra a covid ao longo dos últimos 12 meses – sobretudo entre pessoas que pertencem a grupos de risco. Maria lembrou que bilhões de doses contra a doença foram administradas com segurança em todo o mundo desde 2021, prevenindo milhões de casos graves e mortes.

“O que se tornou crítico agora é: quando foi a sua última dose? Se você tem alguma comorbidade, precisa ser vacinado, pelo menos, a cada 12 meses”, reforçou, ao citar que a falsa percepção de que o vírus foi embora comprometeu seriamente as taxas de cobertura vacinal pelo mundo. “O vírus está aqui para ficar. Mas o impacto futuro da covid-19 depende de nós”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Na reta final: clientes com contas de luz em atraso podem negociar com a Energisa até amanhã

Disponível para pessoas físicas e jurídicas, campanha de negociação está aberta

Cachoeiras para se refrescar na região de Paraguaçu Paulista

TV Paraguaçu apresenta algumas das belezas naturais que cercam a região.

Banda Olho emocionou e fez história mais uma vez em Paraguaçu Paulista

Reencontro aconteceu neste domingo, dia 28, no Boteco e Brasa.

Quer facilidade no seu Réveillon? Deixe a Pancakes preparar os assados para você!

Faça sua encomenda pelo telefone: (18)99634-8475 ou (18)2019-0670.

Motociclista paraguaçuense morre após colidir contra veículo na SP 421, próximo a Conceição

Homem era trabalhador de Posto de Combustível na Raposo Tavares.

Homem desaparece no Rio Paranapanema no interior de SP; bombeiros fazem buscas

Ele estava nadando da área do camping em direção à prainha do rio e, durante o retorno, afundou

Ciclista morre após ser atingido por carro na Rodovia Orlando Quagliato em Ourinhos

Polícia Civil investiga as causas da colisão.

Motorista morre após carro bater na traseira de ônibus e pegar fogo na SP-300 em São Manuel

Acidente aconteceu sábado (27). Dois passageiros do carro foram socorridos com ferimentos graves.

ANUNCIE DIVULGUE