Quinta-Feira, 15 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Covid-19: OMS cita aumento de casos e queda alarmante na vacinação

07/08/2024 - Dados apontam aumento substancial em 84 países para exames positivos.


Covid-19: OMS cita aumento de casos e queda alarmante na vacinação

A diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse nesta terça-feira (6) que a covid-19 segue “bastante presente entre nós” e que o vírus circula atualmente em todos os países. Segundo ela, dados de sistemas de vigilância em 84 países apontam para um aumento substancial na detecção de testes positivos para a doença.

De forma geral, os números mostram uma ampliação de 10% na taxa de testes positivos para covid, mas o índice varia de região para região. Na Europa, por exemplo, o aumento foi de 20%. Além disso, o monitoramento de águas residuais feito pela OMS sugere que a circulação do vírus pode ser entre duas e 20 vezes maior do que o relatado atualmente. “Isso é importante porque o vírus continua a evoluir, o que nos coloca em risco de mutações mais perigosas”.

Durante coletiva de imprensa em Genebra, Maria citou elevação no número de internações e de mortes por covid em diversos países e destacou que um cenário de circulação elevada do vírus nessa época do ano não era esperado, já que os vírus respiratórios tendem a circular mais fortemente durante o inverno no Hemisfério Norte. “Ao longo dos últimos meses, independentemente da estação, diversos países reportaram aumento de casos de covid-19”.

Compartilhamento de dados

A diretora da OMS alertou que, de um total de 234 Estados-membros, apenas 34 reportaram dados sobre hospitalização por covid; 24 reportaram dados sobre internações em unidades de terapia intensiva (UTI) por covid; e 70 reportaram dados sobre mortes provocadas pelo vírus. “Estamos cegos no que diz respeito aos impactos da covid”, disse, ao destacar que a entidade depende dos números para estabelecer, por exemplo, o nível de risco para a doença.

Queda na vacinação

Maria também demonstrou preocupação em relação ao que chamou de “queda alarmante” das taxas de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo – sobretudo entre profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos, dois grupos considerados de risco para a doença. “Esse cenário precisa ser remediado com urgência”, disse, ao cobrar de governos que ampliem a vigilância e invistam na aquisição de vacinas.

Uma dose a cada 12 meses

Por fim, a diretora da OMS recomendou que sejam tomadas medidas individuais para reduzir o risco de infecção e de agravamento do quadro, incluindo ter tomado uma dose da vacina contra a covid ao longo dos últimos 12 meses – sobretudo entre pessoas que pertencem a grupos de risco. Maria lembrou que bilhões de doses contra a doença foram administradas com segurança em todo o mundo desde 2021, prevenindo milhões de casos graves e mortes.

“O que se tornou crítico agora é: quando foi a sua última dose? Se você tem alguma comorbidade, precisa ser vacinado, pelo menos, a cada 12 meses”, reforçou, ao citar que a falsa percepção de que o vírus foi embora comprometeu seriamente as taxas de cobertura vacinal pelo mundo. “O vírus está aqui para ficar. Mas o impacto futuro da covid-19 depende de nós”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Fatec chega em Paraguaçu Paulista com 35 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Inscrições para o vestibular podem ser realizadas até o dia 6 de novembro.

Câmara aprova aumento no limite de receita bruta do MEI

Projeto também perdoa dívidas inscritas até 13 de outubro.

Polícia prende homem por receptação e apreende materiais em investigação de crimes em Palmital

Homem de 43 anos foi encaminhado a prisão, permanecendo a disposição da justiça.

Polícia Civil de Maracaí recupera veículo furtado e prende suspeito por receptação em Quintana

Durante a ação, policiais constataram que o automóvel estava com placas de identificação adulteradas

Polícia Civil prende dupla suspeita de furtar máquinas agrícolas e gado durante operação na região

Investigação apura furtos de máquinas, implementos agrícolas e gado.

Carreta carregada com eletrodomésticos tomba em rodovia de Marília

Acidente aconteceu na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).

CDHU realiza plantão com negociação de dívidas e condições especiais em Paraguaçu Paulista

Plantão será nos dias 19 e 20 de outubro, das 9h às 16h, no Paço Municipal.

Mutirão de Limpeza contra a Dengue é retomado após dois dias de chuva intensa em Paraguaçu

Operação já recolheu aproximadamente 355 toneladas de materiais descartados pela população.

ANUNCIE DIVULGUE