Terça-Feira, 15 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Dia do Salgado na Padaria São Marcos: novidades irresistíveis para você!

Nada melhor do que um salgado mega recheado neste dia chuvoso, não é?

Intoxicação por sapos

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Motorista é flagrado com 20 quilos de maconha no banco traseiro de carro em Ourinhos

Abordagem foi feita no entroncamento da BR-153 com a Raposo Tavares.

Homem é baleado enquanto comia pastel em feira no Centro de Bauru

Vítima de 32 anos foi atingida na perna e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Mulher é agredida pelo companheiro e deixada na chuva com o filho bebê do lado de fora de casa

Suspeito foi preso por violência doméstica em Igaraçu do Tietê (SP).

Com 25 mil raios registrados em menos de uma semana, Energisa reforça equipes e orienta população

Concessionária monitora as condições climáticas em tempo real e mantém plano emergencial ativo

Buscando referência em manutenção de ar condicionado no seu veículo? Venha para a Eletro Clima

Agende sua revisão pelo telefone (18) 3361-4737 ou 99741-2997.

Álcool e cigarro podem causar cegueira, alertam especialistas

Ingerir bebidas adulteradas também é fator de risco alto

ANUNCIE DIVULGUE