Quinta-Feira, 29 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Lista de boicote político é disseminada via redes socias em Paraguaçu Paulista

Também há relatos de assédio eleitoral na cidade.

Assédio eleitoral: saiba como denunciar crime mesmo após eleições

Empregadores não podem fazer ameaças para interferir ou retaliar voto

Número de superendividados no Brasil cresceu 75% em cinco anos, diz BC

São 20,3 milhões de devedores de risco; órgão prepara novas medidas.

Governo alerta sobre notícias falsas relacionadas a programas sociais

Bolsa Família, Gás do Povo e fim da escala 6x1 estão mantidos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 320 milhões

Números sorteados são 06 - 30 - 32 - 38 - 49 - 57

Homem investigado por exploração sexual de crianças em jogos on-line é alvo de operação em Marília

Segundo a polícia, suspeito pedia fotos de menores sem roupas em troca de moedas virtuais.

Adolescentes são apreendidos suspeitos de estupro de vulnerável dentro de escola de Ourinhos

Mandados de internação provisória foram cumpridos nesta terça-feira (27).

Eixo SP inicia recuperação do pavimento na SP 284 entre Rancharia e João Ramalho

Serviços começam nesta quarta-feira (28) em três pontos da rodovia, com operação Pare e Siga durante

ANUNCIE DIVULGUE