Terça-Feira, 21 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Incêndio atinge centro de distribuição de empresa multinacional em Ourinhos

Duas motos elétricas usadas nas operações de entrega foram destruídas pelo fogo.

Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira

Por meio delas, legendas divulgam oficialmente candidaturas e números.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 42 milhões

Os números sorteados foram 18 - 21 - 23 - 43 - 55 - 58

Anvisa aprova novo medicamento para linfoma não Hodgkin

Produto é indicado para tratar tipo agressivo de câncer no sangue

Tempo seco intensifica risco de queimadas no interior paulista

Estado segue em situação de estresse hídrico.

Copa do Mundo Feminina 2027 no Brasil terá 32 seleções

Mundial será realizado entre 24 de junho e 25 de julho

Motorista de aplicativo reage a assalto e ajuda a prender criminoso em Paraguaçu Paulista

Vítima foi enforcada com uma corda durante corrida, mas conseguiu ferir o assaltante com canivete.

Câmeras de segurança registram furto de bicicleta no Jardim Tênis Clube, em Paraguaçu Paulista

Fato aconteceu neste domingo, dia 19, por volta de 15h30.

ANUNCIE DIVULGUE