Quarta-Feira, 29 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Estacionamento rotativo será suspenso na sexta e no sábado para realização de feirão de veículos

A partir da próxima segunda-feira (3), o sistema de estacionamento rotativo voltará a funcionar.

Volta às aulas: escolas podem inscrever estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Iniciativa da ANEEL, com apoio da Energisa, estimula alunos ao aprendizado sobre consumo consciente

Polícia recupera caminhão roubado e ação resulta na prisão de criminosos envolvidos em sequestro

Veículo roubado foi recuperado em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo.

Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão

Datroway ganha indicação para tipo avançado com mutação específica

ESAPP abre inscrições para Vestibular Agendado em Agronomia para ingresso neste 2º semestre de 2026

Candidatos têm até 14 de agosto para escolher o melhor dia e horário da avaliação.

Motorista é preso após tentar fugir com mais de 300 kg de maconha e skunk em Marília

Polícia precisou posicionar a viatura para conter a fuga na Rodovia Transbrasiliana.

FGTS: 138 milhões de trabalhadores receberão R$ 13 bilhões de lucros

Crédito será feito até dia 31 de agosto

Estado de SP tem previsão de chuvas e ventanias para os próximos dias

Ventos podem chegar a 90 km/h na região metropolitana

ANUNCIE DIVULGUE