Segunda-Feira, 02 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 27ºC - 20ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Jovem é internada em estado grave após ser resgatada de afogamento em Rancharia

Vítima, de 26 anos, estava na área privada do Balneário Municipal.

Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras

Doença é efeito colateral conhecido, mas pouco frequente, diz agência

Projeto Esporte Melhora a Idade retorna no dia 9 nos ginásios Padilha, Feijão, Zé do Pito e Gammon

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 8h nos quatro polos.

Mais de 5.500 alunos da Rede Municipal de Paraguaçu Paulista voltam às aulas nesta semana

Volta às aulas acontece na próxima quinta-feira, dia 5.

Jovem de 23 anos é encontrado morto com sinais de facadas em Bauru

Vítima foi encontrada sem vida na madrugada deste domingo, 1°.

Univesp oferece mais de 24 mil vagas no Vestibular 2026, com 39 vagas em Paraguaçu Paulista

As inscrições vão até 11/03 e devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br

Caminhoneiro embriagado é detido após derrubar portão e tendas montadas para missa em Ourinhos

Teste do bafômetro confirmou a embriaguez, porém o homem foi liberado.

Repartições públicas retomam atendimento em horário normal e Paço Municipal não fecha no almoço

O atendimento mantem serviços de protocolo, atendimento tributário e fornecimento de informações

ANUNCIE DIVULGUE