Quarta-Feira, 21 de Janeiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 15ºC veja mais

TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

07/08/2024 - Cidadão poderá ligar para número 1491.


TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. 

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7). 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. 

“Será devidamente encaminhado para que, em tempo e velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a essa denúncia, essa desconfiança, para que a pessoa não se engane daquilo que é passado”, afirmou a presidente. 

A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito. De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. 

“Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra. 

Campanha eleitoral

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o slogan "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Energisa explica importância de procedimentos de melhorias na rede elétrica de Maracaí

Empresa reforça o compromisso de garantir a qualidade na distribuição de energia na cidade

Operação conjunta das polícias Civil e Militar prende dois por tráfico de drogas em Assis

Operação Red Line prendeu entorpecentes na casa dos suspeitos, de 31 e 34 anos

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

Sebrae-SP lança canal oficial no WhatsApp para empreendedores da região

Ferramenta reúne agenda de eventos, cursos, palestras e orientações do Escritório Regional 

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

Edição 2026 oferece 594 mil bolsas de estudos

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Serviço já teve mais de 1,5 milhão de terminais em todo o país

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas; confira

Produtos são da Cycles Nutrition e Mushin

Homem é preso suspeito de importunação sexual em Santa Cruz do Rio Pardo

Segundo a Polícia Civil, suspeito teria feito gestos obscenos contra pelo menos duas pessoas.

ANUNCIE DIVULGUE