Segunda-Feira, 27 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional

30/07/2024 - Documento começou a ser emitido em julho deste ano.


Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional

Dez milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento começou a ser emitido em julho deste ano e atualiza o Sistema de Identidade Nacional, determinando o número do CPF como o único número de Registro Geral (RG) - uma forma de evitar que cada estado emita um documento com número diferente por cidadão. 

“Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, em nota.

Vantagens

Como a CIN acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, sua base de dados possibilitará, no futuro, que o governo emita informações importantes para o cidadão. Será possível, por exemplo, orientar os estudantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avisar a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o BPC. “Com a CIN, vai ficar mais simples saber se uma pessoa tem direito a receber o Bolsa Família ou avisar sobre a data de uma consulta médica”, acrescentou Mascarenhas.

Outra vantagem é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, garantindo o maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4,3 mil serviços digitais.

O novo documento também é emitido sem inclusão de gênero, sem distinção de nome social e de registro. Essas mudanças na Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (LGBTQIA+).

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis na internet

Como é a CIN

  • Só um único número de identificação, o CPF. 
  • A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
  • Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o MRZ. Assim, pode ser usada como documento de viagem.
  • Para acessar a versão digital, pelo aplicativo GOV.BR, o cidadão precisa ter a carteira em papel ou em policarbonato (plástico).
  • É válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.
     

Validade da CIN

O prazo de validade da nova carteira varia conforme a faixa etária:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos,
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos,
  • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória do escritor Ozair Campos de Lacerda

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

O que fazer em caso de picada de escorpião em cães e gatos?

Confira o artigo da médica veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

A Cultura do Imediatismo: O custo oculto para a produtividade e a saúde mental

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel

Procurando um lugar para um evento inesquecível? Conheça a Chácara Rancho Julia's Buffet

O diferencial está na comodidade: o cliente pode alugar a chácara completa, que é entregue decorada

Estoque Renovado e Preços Baixos: Casa de Ração do Vô traz novidades e economia para Paraguaçu

Rações a partir de R$ 59,00 e atendimento personalizado com entrega agendada.

Piscina Pública retoma atividades com água aquecida e vagas abertas para novos alunos

Estrutura totalmente preparada, incluindo água aquecida a 30°C

Homem é detido por caça ilegal de animais silvestres em Ourinhos

O suspeito confessou que caçava animais na região para consumo próprio.

Homem é preso em flagrante após ameaçar a mãe em Adamantina

Suspeito de 45 anos estava embriagado e foi denunciado pela própria família

ANUNCIE DIVULGUE