Sexta-Feira, 23 de Janeiro Paraguaçu Paulista 30ºC - 15ºC veja mais

Número de estupros aumenta em São Paulo no mês de junho

26/07/2024 - Demais índices criminais no estado apresentaram queda no mês


Número de estupros aumenta em São Paulo no mês de junho

No mês de junho, o estado de São Paulo contabilizou 1.236 estupros, 124 casos a mais do o número registrado no mesmo mês do ano passado. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Os demais indicadores criminais divulgados pela secretaria, no entanto, apresentaram queda no mês passado. No caso dos homicídios dolosos, ou intencionais, o número de casos passou de 191, registrado em junho do ano passado, para 189 neste ano. Os latrocínios [roubo seguido de morte] passaram de 13 ocorrências para 10 e, os roubos, de 18.110 notificações em 2023 para 15.630 em junho deste ano. Também houve queda no total de furtos, que foram de 48.218 ocorrências no ano passado para 45.188 este ano.

Primeiro semestre

Entre janeiro e junho deste ano, o estado de São Paulo apresentou o menor número de roubos desde 2001, quando teve início a série histórica. No acumulado do ano foram feitos 101.130 boletins de ocorrência de roubos nos 645 municípios paulistas, recuo de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Até então, a menor marca para os seis primeiros meses do ano havia sido obtida em 2006, quando foram registradas 106 mil ocorrências.

Os registros de roubos de carga, de acordo com a secretaria, também foram os menores para um primeiro semestre desde 2003, com a totalização de 2.412 casos em 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 21,1%.

De acordo com a Secretaria de Segurança paulista, a queda nesses registros criminais “é resultado de um esforço conjunto entre as Polícias Civil e Militar, que passaram a monitorar constantemente as regiões com prevalência desses registros” e “traçando estratégias eficazes que permitiram às forças policiais se antecipar aos criminosos”.

Já os furtos em geral, que incluem os de carga, caíram 4,3% no primeiro semestre deste ano, totalizando 274.444 ocorrências.

Os dados divulgados hoje pela Secretaria de Segurança também apontaram para queda nos casos de homicídios dolosos [ou intencionais] registrados em todo o estado. De acordo com a SSP, foram notificados 1.234 homicídios dolosos nos seis primeiros meses deste ano, 92 casos a menos do que em igual período do ano passado.

Também houve queda no total de estupros, com 7.102 casos ocorridos no primeiro semestre deste ano. No ano passado, foram 7.188 ocorrências em todo o estado.

Em relação aos feminicídios, que começaram a ser divulgados separadamente neste ano, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) registraram 121 casos no primeiro semestre. Só no mês de junho foram notificadas 13 ocorrências desse tipo, a maioria delas no interior paulista.

O único destes indicadores que apresentou crescimento na comparação semestral foram os latrocínios, que passaram de 78 ocorrências no ano passado para 89 no acumulado deste ano.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Polícia apreende máquinas caça-níqueis e de jogo do bicho em bar no centro de Paraguaçu Paulista

Após denúncia, policiais flagraram equipamentos em funcionamento no estabelecimento.

Casal é preso e investigado por maus tratos a duas crianças em Assis

Crianças foram encontradas em ambiente insalubre, com sujeira extrema e lixo espalhado.

Prefeitura repudia vandalismo no Cemitério e afirma que fiscalização no local é contínua

Empresário paraguaçuense denunciou que local tinha túmulos violados, com ossadas humanas expostas.

Energia furtada na região em um ano daria para abastecer mais de 3 mil famílias

Concessionária identifica mais de 610 mil kWh de energia desviada em 2025.

SAMU 192 ultrapassa 18 mil chamados recebidos em 2025 na região de Paraguaçu Paulista

O serviço deve ser utilizado em situações de urgência e emergência.

Visão distorcida ou embaçada? Você pode estar com astigmatismo!

Agende já sua consulta com o Dr. Juliano Ceciliato - um novo olhar para a sua saúde ocular!

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

Fisco esclarece que reajuste vem acompanhado de redução de tributos

Anvisa recolhe lote de chocolate Laka por problema na embalagem

Fabricante comunicou recolhimento voluntário do lote

ANUNCIE DIVULGUE