Segunda-Feira, 23 de Março Paraguaçu Paulista 32ºC - 23ºC veja mais

Médico distribui mudas a cada parto feito e já soma mais de 6 mil árvores plantadas

17/07/2024 - Iniciativa começou em 2001 e se tornou política pública em Macatuba (SP).


Médico distribui mudas a cada parto feito e já soma mais de 6 mil árvores plantadas

Cada novo nascimento, uma nova árvore no mundo. É com essa ideia que o médico ginecologista Calixto Felipe Hueb, de 77 anos, realiza há 23 anos uma simples atitude que já permitiu a plantação de mais de 6 mil árvores em Macatuba, no interior de SP.

Em celebração do Dia de Proteção às Florestas, nesta quarta-feira (17), o profissional contou que a ideia surgiu em 2001 por querer transformar o momento de um nascimento em algo marcante.

"Eu sentia que quando a paciente ganhava neném, ficava um pouco fria a saída dela e eu queria manter meu contato com essa paciente, queria algo que representasse esse momento", conta.

Além de marcar o nascimento de uma nova vida, a medida é uma forma de conscientizar sobre a importância da conservação ambiental, para que as vidas futuras continuem coexistindo com o planeta Terra. "Estamos falando do futuro de uma geração, nada mais representativo", conta.

O médico também faz questão de oficializar a "maternidade" com a entrega do "diploma de mãe", que vai com a foto do recém-nascido e a muda da árvore, para que a paciente possa cuidar do filho e dar sua contribuição ao meio ambiente, que é uma forma de também ajudar a preservar o futuro do filho.

"Cuidar do meio ambiente, ensiná-la a cuidar das plantas, do mundo. Vai ser o pezinho dela para sempre", relata uma das mamães que fez o parto com o ginecologista.

A gerente de loja Ana Carolina Caçador Santana também foi presenteada com a muda após o nascimento da segunda filha. Ela foi contemplada com uma "pitangueira", que está plantada no quintal dos avós da filha Mariana, hoje com 18 anos.

“Essa árvore simboliza o nascimento da minha filha, resolvemos plantar no fundo do quintal da minha mãe. Vê-la gigante nos faz relembrar desse momento especial, mas também de como o tempo passa", pontua.

Projeto de lei

No início do projeto "Plantar", o médico Calixto pagava com o próprio dinheiro pelas mudas de árvores frutíferas e não frutíferas.

No entanto, a partir de 2014 as coisas mudaram. A Câmara Municipal de Macatuba aprovou uma lei que transformou o projeto em política pública.

Com isso, a prefeitura passou a custear todas as mudas e todos os bebês que nascem na maternidade ganham a sua própria árvore. Dessa forma, todos os médicos da maternidade foram integrados ao projeto que une vida e preservação ambiental.

“Quem tem quintal priorizamos árvores frutíferas como mudas de manga, abacate. Já quem vai plantar em praças ou áreas públicas, entregamos mudas não frutíferas”, explica.

De acordo com o profissional, após o parto, as mães que são presenteadas pelo médico fazem questão de manter contato com o profissional seja pessoalmente ou pelas redes sociais.

"É muito engraçado, porque elas me mandam sempre fotos ou postam na minha rede social o crescimento do filho e da árvore. E eu fico muito feliz, é sinal de que essa ação rendeu frutos", diz.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Civil de Assis recupera aparelhos celulares furtados

Durante ação, foram recuperados quatro de cinco aparelhos buscados.

Três homens são presos após serem flagrados vendendo drogas em Palmital

A ação rápida dos PM’s surpreendeu o grupo, que tentou fugir ao perceber a presença policial.

Confira as ofertas especiais do fim de semana no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

A Calcevest Mega Loja - toda coleção verão em até 10x sem juros no crediário próprio

E você ainda concorre a deliciosas cestas de Páscoa

Ponto de Cultura Salão Cultural promove o primeiro encontro Cultura Viva em Prosa - Papo PNAB

Encontro será neste sábado, dia 21 de março, às 9h.

Patente da semaglutida cai nesta sexta-feira; entenda

Substância é princípio ativo de medicamentos como Ozempic

Eletro Clima celebra três anos como referência em Paraguaçu Paulista e região

A Eletro Clima realiza manutenção e instalação de ar-condicionado em veículos e máquinas agrícolas.

Homem é preso em flagrante por ato libidinoso próximo a escolas em Paraguaçu Paulista

Suspeito foi surpreendido dentro de veículo observando crianças e responsáveis na saída escolar

ANUNCIE DIVULGUE