Quarta-Feira, 30 de Julho Paraguaçu Paulista 22ºC - 5ºC veja mais

Refletindo sobre Educação - De práticas pedagógicas espontaneístas à construção do conhecimento

26/06/2024 - Professora Valdina Augusto de Souza faz uma reflexão sobre a educação infantil.


Refletindo sobre Educação - De práticas pedagógicas espontaneístas à construção do conhecimento

Pensar sobre a educação infantil nos tempos atuais é considerar que se faz necessário um espaço com função educativa que possa ser reconhecido como escola para a infância, por considerar aspectos específicos desta faixa etária que estão em desenvolvimento. São eles aspectos cognitivos, emocionais e sociais, devendo também haver um olhar cuidadoso sobre a importância de se integrar o educar e o cuidar, que são aspectos indissociáveis na infância.

A escola de educação infantil deve ser um espaço onde as ações docentes possam ser planejadas para estimular as aprendizagens significativas, desenvolvendo atividades desafiadoras que estimulem o pensamento através do levantamento de hipóteses e soluções de problemas propostos, atividades estas planejadas com o objetivo de que as crianças possam progredir e construir estruturas mentais elaboradas, tornando o pensamento mais complexo, podendo cada vez mais agir e resolver situações conflitantes com maior independência, tanto do ponto de vista cognitivo como das relações sociais.

Na escola o brincar deve ter lugar privilegiado nas atividades planejadas pelos docentes. O ato de brincar conduz a criança a experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades além de estimular curiosidade e autoconfiança, a autonomia e ainda proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da coordenação motora. É uma ação que vai além da busca de prazer, é uma forma de lidar com os desejos, irritações, frustrações entre outros sentimentos que possam inconscientemente existir dentro da criança, possibilitando o equilíbrio emocional.

Ensinar crianças pequenas envolve que o professor tenha conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento infantil, possua sensibilidade para desenvolver uma postura profissional mediadora, podendo planejar e orientar atividades que garantam aprendizagens significativas.

Considerando esse objetivo, podem-se levar em consideração os eixos do referencial curricular nacional para educação infantil (linguagem oral e escrita, matemática, movimento e artes visuais). Através dos conteúdos desses eixos o professor poderá planejar projetos didáticos, selecionar temas para elaborar atividades que, através da intervenção adequada do professor, possam conduzir os alunos a uma progressiva aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo.

Estudos atuais sobre o desenvolvimento infantil e suas aprendizagens nos revelam que não podemos mais conceber práticas educativas nas escolas de educação infantil que centrem o seu trabalho docente na memorização de letras ou sílabas, cópia pela cópia de letras, sílabas ou palavras, pintura de desenhos estereotipados de datas comemorativas, atividades de coordenação motora que privilegiem o traçado sem significado para as crianças ou práticas que envolvam brincadeiras/desenhos livres sem repertório, sem mediação do professor e sem planejamento que levem à aprendizagem conceitual.

O professor de Educação Infantil deve perceber-se como profissional com o dever de planejar, orientar e conduzir sua prática docente para que, dentro de um ambiente alegre, com regras bem definidas e tranquilas, possa desenvolver um trabalho dinâmico, criativo e de grandes aprendizagens.

Uma educação de qualidade para os pequenos envolve que o professor os considere cidadãos de direito.

Valdina Augusto de Souza

 

*Valdina foi professora por 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista. Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas”, “Eu infantil” e “A Menina que gostava de histórias”, escritora e poeta.



MAIS NOTÍCIAS

Pista de caminhada da Av. Hissagy Marubayashi receberá novos aparelhos de ginástica ao ar livre

Espaço tradicional de atividades físicas será ampliado para incentivar a prática de exercícios

Paraguaçu Paulista soma 444 casos positivos e um óbito por dengue em 2025, segundo boletim

Município registrou apenas um novo caso nesta semana, mas a prevenção continua necessária

Dupla é presa em flagrante durante operação contra venda de atestados médicos falsos em Marília

Operação, denominada de Fake Doctor, encontrou 14 documentos já carimbados na casa dos suspeitos.

FAC SP oferece qualificação em cursos de graduação em Paraguaçu Paulista

A FAC – Faculdade do Comércio, é mantida pela Associação Comercial e oferece diversos cursos EAD

Energisa realiza obras de ampliação da subestação que atende a população de Tarumã

Serão mais de 10,9 mil clientes beneficiados.

Viaduto da Raposo Tavares receberá melhorias em Rancharia

Serviços de recuperação do dispositivo serão realizados desta quinta até o próximo sábado

Caso Marília Mendonça: quando os avós podem assumir o papel de responsáveis, mesmo com pai presente?

Especialista explica critérios jurídicos e o peso do "melhor interesse da criança" em disputas

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

Itens médicos estão entre principais produtos importados pelo Brasil

ANUNCIE DIVULGUE