Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Refletindo sobre Educação - De práticas pedagógicas espontaneístas à construção do conhecimento

26/06/2024 - Professora Valdina Augusto de Souza faz uma reflexão sobre a educação infantil.


Refletindo sobre Educação - De práticas pedagógicas espontaneístas à construção do conhecimento

Pensar sobre a educação infantil nos tempos atuais é considerar que se faz necessário um espaço com função educativa que possa ser reconhecido como escola para a infância, por considerar aspectos específicos desta faixa etária que estão em desenvolvimento. São eles aspectos cognitivos, emocionais e sociais, devendo também haver um olhar cuidadoso sobre a importância de se integrar o educar e o cuidar, que são aspectos indissociáveis na infância.

A escola de educação infantil deve ser um espaço onde as ações docentes possam ser planejadas para estimular as aprendizagens significativas, desenvolvendo atividades desafiadoras que estimulem o pensamento através do levantamento de hipóteses e soluções de problemas propostos, atividades estas planejadas com o objetivo de que as crianças possam progredir e construir estruturas mentais elaboradas, tornando o pensamento mais complexo, podendo cada vez mais agir e resolver situações conflitantes com maior independência, tanto do ponto de vista cognitivo como das relações sociais.

Na escola o brincar deve ter lugar privilegiado nas atividades planejadas pelos docentes. O ato de brincar conduz a criança a experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades além de estimular curiosidade e autoconfiança, a autonomia e ainda proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da coordenação motora. É uma ação que vai além da busca de prazer, é uma forma de lidar com os desejos, irritações, frustrações entre outros sentimentos que possam inconscientemente existir dentro da criança, possibilitando o equilíbrio emocional.

Ensinar crianças pequenas envolve que o professor tenha conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento infantil, possua sensibilidade para desenvolver uma postura profissional mediadora, podendo planejar e orientar atividades que garantam aprendizagens significativas.

Considerando esse objetivo, podem-se levar em consideração os eixos do referencial curricular nacional para educação infantil (linguagem oral e escrita, matemática, movimento e artes visuais). Através dos conteúdos desses eixos o professor poderá planejar projetos didáticos, selecionar temas para elaborar atividades que, através da intervenção adequada do professor, possam conduzir os alunos a uma progressiva aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo.

Estudos atuais sobre o desenvolvimento infantil e suas aprendizagens nos revelam que não podemos mais conceber práticas educativas nas escolas de educação infantil que centrem o seu trabalho docente na memorização de letras ou sílabas, cópia pela cópia de letras, sílabas ou palavras, pintura de desenhos estereotipados de datas comemorativas, atividades de coordenação motora que privilegiem o traçado sem significado para as crianças ou práticas que envolvam brincadeiras/desenhos livres sem repertório, sem mediação do professor e sem planejamento que levem à aprendizagem conceitual.

O professor de Educação Infantil deve perceber-se como profissional com o dever de planejar, orientar e conduzir sua prática docente para que, dentro de um ambiente alegre, com regras bem definidas e tranquilas, possa desenvolver um trabalho dinâmico, criativo e de grandes aprendizagens.

Uma educação de qualidade para os pequenos envolve que o professor os considere cidadãos de direito.

Valdina Augusto de Souza

 

*Valdina foi professora por 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista. Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas”, “Eu infantil” e “A Menina que gostava de histórias”, escritora e poeta.



MAIS NOTÍCIAS

Suspensão de Concurso para Guarda Municipal em Paraguaçu ganha destaque regional

Certame foi suspenso após vazamento de fotos das provas.

Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham

Vereadores reúnem-se com gestor e provedor da Santa Casa

O intuito do bate-papo foi levantar questionamentos que a população fez para alguns vereadores.

ETEC de Paraguaçu Paulista realiza processo seletivo para professor de sociologia e filosofia

As inscrições poderão ser feitas no período de 30 de abril a 14 de maio.

PAT de Paraguaçu Paulista tem oportunidades de emprego disponíveis nesta semana

Vagas são para pedreiro, servente de obras, carpinteiro e operador de máquinas.

Paraguaçuense lança livro para ajudar líderes a se destacarem no mercado de trabalho

Nascido em Paraguaçu, ele atua na área de liderança de pessoas há mais de 19 anos.

Dois jovens de 20 anos são presos por tráfico de drogas em Assis

Policiais encontraram maconha, cocaína, balanças de precisão, celulares e dinheiro.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE