Quarta-Feira, 06 de Agosto Paraguaçu Paulista 25ºC - 11ºC veja mais

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

25/06/2024 - Placar já é de 5 a 4 a favor da descriminalização para uso pessoal.


STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está prevista para começar às 14h. Até o momento, a Corte tem placar de 5 votos a 4 a favor da descriminalização.

Faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. A maioria favorável à descriminalização será formada com seis votos.

Pela manifestação dos ministros que já votaram, o porte de maconha continua como comportamento ilícito, mas as punições definidas contra os usuários passam a ter natureza administrativa e não criminal. Dessa forma, deixam de valer a possibilidade de registro de reincidência penal e de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

A Corte também vai definir a quantidade de maconha que deve caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas. A medida deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis.

Lei de Drogas

O Supremo retoma o julgamento da constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.

A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvos de inquérito, assinatura de termos circunstanciado e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.

Não é legalização

Na sessão realizada quinta-feira (20), o presidente do Supremo,  ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que a Corte não está decidindo sobre a legalização da maconha.

Barroso afirmou que os votos já proferidos pelos ministros mantêm o porte como comportamento ilícito, mas entendem que as medidas definidas contra os usuários passam a ter natureza administrativa. 

"Que fique esclarecido a toda a população que o consumo de maconha continua a ser considerado ilícito porque essa é a vontade do legislador", afirmou.

Votos

O julgamento começou em 2015, quando o relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela descriminalização do porte de qualquer tipo de droga. No entanto, após os votos que foram proferidos pelos demais ministros, Mendes restringiu a liberação somente para a maconha, com fixação de medidas para diferenciar consumo próprio e tráfico de drogas.

No mesmo ano, votou pela descriminalização somente do porte de maconha, deixando para o Congresso a fixação dos parâmetros.

Em seguida, Luís Roberto Barroso entendeu que a posse de 25 gramas não caracteriza tráfico ou o cultivo de seis plantas fêmeas de cannabis.

Após pedidos de vista que suspenderam o julgamento em agosto do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes propôs a quantia de 60 gramas ou seis plantas fêmeas. A descriminalização também foi aceita pelo voto da ministra Rosa Weber, que está aposentada.

Em março deste ano, os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques defenderam a fixação de uma quantidade para diferenciar usuários e traficantes, mas mantiveram a conduta criminalizada, conforme a Lei de Drogas. Novamente, o julgamento foi suspenso, por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Na semana passada, o julgamento foi retomado com o voto de Toffoli, que abriu uma terceira via. Para o ministro, a Lei de Drogas é constitucional porque a norma já descriminalizou o porte. No entanto, ele sugeriu dar prazo para o Congresso definir a quantidade que diferencia usuário e traficante.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Melhoria em pavimento interdita alça de saída na Raposo Tavares, em Paraguaçu Paulista

Saída para o distrito de Gardênia ficará fechada de quinta a sábado

Trem Fantasma? Prefeitura garantiu que Maria Fumaça voltaria a funcionar, mas ela segue parada

Vereador Douglas Khenyfis quer explicações do Executivo.

Mulher tenta entrar na Penitenciária de Flórida Paulista com maconha escondida nas partes íntimas

Durante revista no escâner corporal, foi detectada imagem irregular na região pélvica.

Vereadores apresentam 15 requerimentos e 20 indicações durante Sessão Ordinária

Questionamentos e solicitações são destinadas ao Prefeito Antian.

Aluno de Escola de Futsal de Assis é convocado para Seleção Brasileira Sub 13

Ele representará o Brasil na Sul-americana que acontecerá em setembro, em Santiago no Chile

Esposa de detento é flagrada com droga ao tentar entrar na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

A mulher estava com um invólucro contendo 29 gramas de haxixe e 88 gramas de maconha.

Operação prende suspeitos de integrarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Em Quatá foram realizados mandados de busca e apreensão.

Polícia apreende em Lins quase 200 frascos de emagrecedor com venda proibida no Brasil

A Polícia encontrou 200 frascos de um produto proibido pela Anvisa

ANUNCIE DIVULGUE