Quarta-Feira, 06 de Agosto Paraguaçu Paulista 25ºC - 11ºC veja mais

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada

17/06/2024 - Campanha Nacional visa atualizar as carteiras de vacinação de crianças menores de 5 anos


Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada

Campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o fim de junho — Foto: Ascom PMO / Arquivo

O estado de SP prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até o final de junho.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde e os pais ou responsáveis devem estar munidos da carteira de vacinação da criança.

A Campanha Nacional visa atualizar as carteiras de vacinação de crianças menores de 5 anos, além de aplicar uma dose adicional da vacina oral da poliomielite nas crianças com idade de 1 a 4 anos. Não é necessário fazer agendamento nas unidades de saúde.

A ação também tem o objetivo de resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina que já ocorreram no passado, já que o país foi classificado, em 2023, como de alto risco para a reintrodução do poliovírus devido à queda na cobertura vacinal por anos consecutivos desde 2015.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado de São Paulo aplicou 185.247 doses até o dia 12 de junho. A pólio selvagem foi eliminada no Brasil em 1989 e em São Paulo em 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

Doença e os sintomas

A paralisia infantil é a forma popular de referência a poliomielite. É uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus.

A infecção de adultos e crianças ocorre por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas através de tosse, espirro ou mesmo durante uma conversa, e ainda por objetos, alimentos ou água contaminados.

Nos casos graves, quando a pessoa não foi vacinada, pode provocar paralisia dos membros inferiores. A falta de saneamento e as condições precárias de higiene constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Febre, mal-estar, dores de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite constituem os principais sintomas da doença. Na forma mais grave, ocorre a flacidez muscular que afeta os membros inferiores.

A doença pode causar sequelas que estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus e geralmente são motoras e sem chances de cura. As sequelas podem ser tratadas através de fisioterapia para melhorar a qualidade de vida e consequentemente diminuir os seus efeitos.

A vacinação é a única forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina.

O esquema vacinal é de três doses da vacina injetável (VIP) ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), a gotinha.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Melhoria em pavimento interdita alça de saída na Raposo Tavares, em Paraguaçu Paulista

Saída para o distrito de Gardênia ficará fechada de quinta a sábado

Trem Fantasma? Prefeitura garantiu que Maria Fumaça voltaria a funcionar, mas ela segue parada

Vereador Douglas Khenyfis quer explicações do Executivo.

Mulher tenta entrar na Penitenciária de Flórida Paulista com maconha escondida nas partes íntimas

Durante revista no escâner corporal, foi detectada imagem irregular na região pélvica.

Vereadores apresentam 15 requerimentos e 20 indicações durante Sessão Ordinária

Questionamentos e solicitações são destinadas ao Prefeito Antian.

Aluno de Escola de Futsal de Assis é convocado para Seleção Brasileira Sub 13

Ele representará o Brasil na Sul-americana que acontecerá em setembro, em Santiago no Chile

Esposa de detento é flagrada com droga ao tentar entrar na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

A mulher estava com um invólucro contendo 29 gramas de haxixe e 88 gramas de maconha.

Operação prende suspeitos de integrarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Em Quatá foram realizados mandados de busca e apreensão.

Polícia apreende em Lins quase 200 frascos de emagrecedor com venda proibida no Brasil

A Polícia encontrou 200 frascos de um produto proibido pela Anvisa

ANUNCIE DIVULGUE