Quarta-Feira, 29 de Outubro Paraguaçu Paulista 28ºC - 20ºC veja mais

Cinco curiosidades sobre a festa junina

12/06/2024 - Além das comidas típicas e dança, comemorações são oportunidade para aprender sobre raízes culturais


Cinco curiosidades sobre a festa junina

As festas juninas são comemorações tradicionais, realizadas em todo o País e muito esperadas por todos, seja pela dança, comidas típicas ou brincadeiras. Uma adaptação dos rituais pagãos, a celebração acontecia pela chegada do solstício de verão no hemisfério norte. No Brasil, devido à influência da religião católica, foi transformada em uma celebração aos santos São João, Santo Antônio e São Pedro.

Em Portugal, a celebração recebia o nome de festa joanina, em referência a São João. No Brasil, acontecia em junho, por isso recebeu o nome de festa junina. “Além de ser um momento de diversão, as comemorações também são uma oportunidade para aprender sobre as raízes culturais, históricas e geográficas das festividades”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Cascavel, Aline Karvatte Piloneto.

Confira 5 curiosidades interessantes sobre as festas juninas:

  • Comemorações são diferentes em cada região

As diferentes regiões do Brasil comemoram o São João de diversas maneiras. No Nordeste, são realizadas grandes festas. O “arraiá” de Campo Grande, na Paraíba, por exemplo, é considerado a maior festa junina do país.

As celebrações no Norte encenam histórias folclóricas, como a lenda do Boto e a tradição do Boi-Bumbá. Além disso, existe uma dança típica chamada Carimbó, que mistura elementos das culturas indígena, africana e portuguesa.

Já no Centro-Oeste, há tradições como a lavagem dos santos homenageados nas festas e apresentações de Cururu, com danças e cantigas sobre eles. Na região Sudeste, as quermesses se destacam, e por fim, no Sul, ouve-se muito sertanejo e vanerão acompanhado de fogueiras e quentão.

  • Festividades são um apanhado de diferentes culturas

A festividade, que iniciou para marcar o início do verão na Europa, se tornou uma celebração dos santos católicos em agradecimento pela colheita. Depois, incorporou elementos como a quadrilha, que vem da dança francesa quadrille.

A festa incorporou aspectos da cultura indígena ao fundir-se com a festa tupi do milho, que ocorria em agosto e marcava o início do ano novo.

É daí que vieram a maioria dos quitutes juninos, como canjica, ou mungunzá; pamonha; pipoca; bolo de fubá e milho-verde. Até mesmo o quentão é uma influência de uma bebida guarani chamada cauim, feita de milho fermentado.

  • Outros países também têm comemorações semelhantes

Principalmente na Europa, muitos países mantêm as tradições juninas. Alguns exemplos são Portugal, Alemanha, Noruega, Dinamarca e Polônia. Entre os elementos em comum com as nossas festas, estão a quadrilha, as fogueiras e a homenagem a São João.

  • A origem das bandeirinhas

As bandeiras com imagens de São João, Santo Antônio e São Pedro eram espalhadas para decorar as festividades. Com o tempo, foram se transformando nas bandeirinhas pequenas e coloridas que se tornaram tão características do período junino.

  • Dança e roupas típicas

A dança, conhecida como quadrilha, e as roupas típicas são itens indispensáveis da festa junina. Antigamente, as festas aconteciam nas cortes e as mulheres tinham que usar vestidos grandes e rodados. Os vestidos de quadrilha surgiram daí, e foram se transformando com o uso de tecidos coloridos e adereços, como a chita e fitas de cetim. nA origem francesa também aparece nos passos de dança de quadrilha, conhecidos como “anarriê”, “ampassã” e “tour”.

 

Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Van que transportava pacientes bate em caminhão e acompanhante morre na Castello Branco

Van pertence à Prefeitura de Bauru (SP) e transportava dois pacientes. Vítima foi lançada para fora

Vereador cobra agilidade na climatização das escolas de Paraguaçu Paulista

Daniel Faustino ressaltou que o verão vai chegar e as crianças acabam sofrendo com o calor

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano.

Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões

Números sorteados foram: 01 - 18 - 22 - 42 - 48 - 50

Ler ensina empatia a crianças, diz presidente da Biblioteca Nacional

Dia Nacional do Livro é comemorado nesta quarta (29)

Decisão judicial obriga Prefeitura de Paraguaçu a garantir tratamento de paciente com doença rara

Decisão impõe prazo de 48h e multa diária caso o município não custeie o tratamento.

Polícia Militar flagra homem furtando ferramentas e evita prejuízo de R$7 mil em Assis

Suspeito, de 22 anos, estava com uma mochila repleta de ferramentas furtadas de um veículo.

Dois veículos batem de frente na SP-284 em Paraguaçu Paulista

Grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 28; uma pessoa ficou ferida.

ANUNCIE DIVULGUE