Sábado, 13 de Dezembro Paraguaçu Paulista 25ºC - 22ºC veja mais

Cinco curiosidades sobre a festa junina

12/06/2024 - Além das comidas típicas e dança, comemorações são oportunidade para aprender sobre raízes culturais


Cinco curiosidades sobre a festa junina

As festas juninas são comemorações tradicionais, realizadas em todo o País e muito esperadas por todos, seja pela dança, comidas típicas ou brincadeiras. Uma adaptação dos rituais pagãos, a celebração acontecia pela chegada do solstício de verão no hemisfério norte. No Brasil, devido à influência da religião católica, foi transformada em uma celebração aos santos São João, Santo Antônio e São Pedro.

Em Portugal, a celebração recebia o nome de festa joanina, em referência a São João. No Brasil, acontecia em junho, por isso recebeu o nome de festa junina. “Além de ser um momento de diversão, as comemorações também são uma oportunidade para aprender sobre as raízes culturais, históricas e geográficas das festividades”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Cascavel, Aline Karvatte Piloneto.

Confira 5 curiosidades interessantes sobre as festas juninas:

  • Comemorações são diferentes em cada região

As diferentes regiões do Brasil comemoram o São João de diversas maneiras. No Nordeste, são realizadas grandes festas. O “arraiá” de Campo Grande, na Paraíba, por exemplo, é considerado a maior festa junina do país.

As celebrações no Norte encenam histórias folclóricas, como a lenda do Boto e a tradição do Boi-Bumbá. Além disso, existe uma dança típica chamada Carimbó, que mistura elementos das culturas indígena, africana e portuguesa.

Já no Centro-Oeste, há tradições como a lavagem dos santos homenageados nas festas e apresentações de Cururu, com danças e cantigas sobre eles. Na região Sudeste, as quermesses se destacam, e por fim, no Sul, ouve-se muito sertanejo e vanerão acompanhado de fogueiras e quentão.

  • Festividades são um apanhado de diferentes culturas

A festividade, que iniciou para marcar o início do verão na Europa, se tornou uma celebração dos santos católicos em agradecimento pela colheita. Depois, incorporou elementos como a quadrilha, que vem da dança francesa quadrille.

A festa incorporou aspectos da cultura indígena ao fundir-se com a festa tupi do milho, que ocorria em agosto e marcava o início do ano novo.

É daí que vieram a maioria dos quitutes juninos, como canjica, ou mungunzá; pamonha; pipoca; bolo de fubá e milho-verde. Até mesmo o quentão é uma influência de uma bebida guarani chamada cauim, feita de milho fermentado.

  • Outros países também têm comemorações semelhantes

Principalmente na Europa, muitos países mantêm as tradições juninas. Alguns exemplos são Portugal, Alemanha, Noruega, Dinamarca e Polônia. Entre os elementos em comum com as nossas festas, estão a quadrilha, as fogueiras e a homenagem a São João.

  • A origem das bandeirinhas

As bandeiras com imagens de São João, Santo Antônio e São Pedro eram espalhadas para decorar as festividades. Com o tempo, foram se transformando nas bandeirinhas pequenas e coloridas que se tornaram tão características do período junino.

  • Dança e roupas típicas

A dança, conhecida como quadrilha, e as roupas típicas são itens indispensáveis da festa junina. Antigamente, as festas aconteciam nas cortes e as mulheres tinham que usar vestidos grandes e rodados. Os vestidos de quadrilha surgiram daí, e foram se transformando com o uso de tecidos coloridos e adereços, como a chita e fitas de cetim. nA origem francesa também aparece nos passos de dança de quadrilha, conhecidos como “anarriê”, “ampassã” e “tour”.

 

Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Vestidos para arrasar no fim do ano? Corre pra Atrevida Modas!

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, 4, esquina com a Avenida Brasil.

Ofertas de Natal no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Av. Galdino, nº 1173, em Paraguaçu Paulista

Live com cupom de desconto TV Paraguaçu e A Calcevest

Corra, participe e garanta o seu!

O fim do ano chegou e você não fez manutenção no ar condicionado do seu carro? Vem pra Eletro Clima

A Eletro Clima fica na Rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal.

Casos & Causos: Conheça a trajetória literária da jornalista e escritora Denise Moreira

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

AFC sedia graduação de mais de 150 atletas de Jiu Jitsu em Paraguaçu Paulista

Cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11.

Energisa já registrou mais de 6 mil descargas atmosféricas na região com chuvas desta quinta e sexta

Empresa afirmou que trabalha para restabelecer energia em cidades afetadas por tempestade.

Prefeitura de Paraguaçu prevê injeção de R$22 milhões na economia local com 13º dos servidores

Somado aos salários de dezembro e janeiro, expectativa é que montante impulsione comércio e serviços

ANUNCIE DIVULGUE