Quarta-Feira, 01 de Julho Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou suspeita no caso dos perfis falsos em Paraguaçu

12/06/2024 - Uma das envolvidas aceitou o pagamento de multa; outra foi denunciada e responderá criminalmente.


Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou suspeita no caso dos perfis falsos em Paraguaçu

No último dia 05/06/2024, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que acumula as funções da Segunda Promotoria de Justiça de Paraguaçu ofereceu denúncia contra uma das envolvidas na criação de perfis falsos no Facebook, que visava para propagar notícias falsas e ofender pessoas do município.

SAIBA MAIS

Justiça determina quebra do sigilo de perfis falsos usados para espalhar Fake News em Paraguaçu

De acordo com a investigação, a partir da criação de perfis falsos visando o anonimato, ao menos duas suspeitas identificadas até o momento, teriam passado a realizar notícias falsas, além de ofensas contra pessoas e servidores e autoridades públicas do município. A identificação delas foi obtida após ordem judicial que resultou na quebra do sigilo de dados junto ao Facebook e também junto a operadoras de Internet/Telefone.

Segundo informações obtidas no processo criminal, uma das envolvidas, que é servidora pública do município, realizou um acordo de não persecução penal com o Ministério Público do Estado de São Paulo, ocasião em que confessou todo o esquema criminoso, e ainda aceitou o pagamento de multa pecuniária que será revertida em benefício de entidade beneficente do município. Outra envolvida, porém, que também servidora pública do município, acabou denunciada pelos crimes de falsidade ideológica, difamação e coação no curso do processo, vez que ao tomar ciência do resultado da investigação, foi até o local de trabalho de uma das vítimas para ameaçá-la de agressão, devendo agora responder criminalmente perante o Juízo local.

A TV Paraguaçu entrevistou o advogado das vítimas, Dr. Henrique Baptista, que brevemente comentou que as vítimas ficaram satisfeitas com o desfecho das investigações e o início da ação penal pelo representante do Ministério Público e, ainda aproveitou para alertar as pessoas mal intencionadas, principalmente à véspera das eleições municipais de que “a internet não é terra sem leis”, e que “eventuais autores de perfis falsos criados para fins ilícitos poderão ser identificados, devidamente processados e responsabilizados, civil e criminalmente”.

 

Redação TV Paraguaçu

 



MAIS NOTÍCIAS

Atleta paraguaçuense fatura 1º e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu CBJJE em São Paulo

Kauan Martins se dedica regularmente aos treinos na AFC, sob comando do professor Daniel.

Paraguaçuense vence em Prova de Três Tambores e fatura a sela de campeão em Teodoro Sampaio

João Vitor Martins foi campeão em três categorias na competição.

Torcida prestigia emocionante jogo entre Brasil x Japão na AFC; veja fotos

Eles vibraram e aproveitaram para tomar aquela cerveja gelada e saborear deliciosas porções

Carro capota após ser atingido por caminhão e motorista fica preso às ferragens na SP-225

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) em Pederneiras (SP).

Motociclista perde o controle de moto, cai na pista e morre atropelado por carro na Marechal Rondon

Acidente aconteceu no início da noite de segunda-feira (29) em Agudos. Vítima tinha 65 anos

Motorista de van com caixas de leite morre após bater na traseira de caminhão na Castello Branco

Acidente aconteceu na noite de segunda-feira (29) em Santa Cruz do Rio Pardo.

Após casos de sarampo, Ministério da Saúde recomenda vacinar bebês

Imunizante deverá ser aplicado em crianças de 6 a 11 meses e 29 dias

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 23 milhões nesta terça-feira

Apostas podem ser feitas até as 20h, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE