Quinta-Feira, 01 de Janeiro Paraguaçu Paulista 30ºC - 22ºC veja mais

Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou suspeita no caso dos perfis falsos em Paraguaçu

12/06/2024 - Uma das envolvidas aceitou o pagamento de multa; outra foi denunciada e responderá criminalmente.


Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou suspeita no caso dos perfis falsos em Paraguaçu

No último dia 05/06/2024, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que acumula as funções da Segunda Promotoria de Justiça de Paraguaçu ofereceu denúncia contra uma das envolvidas na criação de perfis falsos no Facebook, que visava para propagar notícias falsas e ofender pessoas do município.

SAIBA MAIS

Justiça determina quebra do sigilo de perfis falsos usados para espalhar Fake News em Paraguaçu

De acordo com a investigação, a partir da criação de perfis falsos visando o anonimato, ao menos duas suspeitas identificadas até o momento, teriam passado a realizar notícias falsas, além de ofensas contra pessoas e servidores e autoridades públicas do município. A identificação delas foi obtida após ordem judicial que resultou na quebra do sigilo de dados junto ao Facebook e também junto a operadoras de Internet/Telefone.

Segundo informações obtidas no processo criminal, uma das envolvidas, que é servidora pública do município, realizou um acordo de não persecução penal com o Ministério Público do Estado de São Paulo, ocasião em que confessou todo o esquema criminoso, e ainda aceitou o pagamento de multa pecuniária que será revertida em benefício de entidade beneficente do município. Outra envolvida, porém, que também servidora pública do município, acabou denunciada pelos crimes de falsidade ideológica, difamação e coação no curso do processo, vez que ao tomar ciência do resultado da investigação, foi até o local de trabalho de uma das vítimas para ameaçá-la de agressão, devendo agora responder criminalmente perante o Juízo local.

A TV Paraguaçu entrevistou o advogado das vítimas, Dr. Henrique Baptista, que brevemente comentou que as vítimas ficaram satisfeitas com o desfecho das investigações e o início da ação penal pelo representante do Ministério Público e, ainda aproveitou para alertar as pessoas mal intencionadas, principalmente à véspera das eleições municipais de que “a internet não é terra sem leis”, e que “eventuais autores de perfis falsos criados para fins ilícitos poderão ser identificados, devidamente processados e responsabilizados, civil e criminalmente”.

 

Redação TV Paraguaçu

 



MAIS NOTÍCIAS

Associação Comercial realiza sorteio de R$10 mil na Campanha de Natal Sou Mais Paraguaçu

No total, foram cinco consumidores paraguaçuenses contemplados no sorteio.

Confira os horários de funcionamento neste período de festas no balneário de Paraguaçu Paulista

Espaço de lazer e turismo abre ao público de 12h à 18h; quem aluga quiosque tem horário diferenciado

Chegada de 2026 será sem fogos de artificio e sem tradicional Show da Virada em Paraguaçu Paulista

Secretaria de Turismo não promoverá nenhum evento; Secretaria de Cultura promove balada com DJ

Homem suspeito de matar companheira é encontrado morto em penitenciária no interior de SP

Ele havia confessado o crime, tendo indicado o local onde o corpo da vítima foi encontrado.

Governo devolve R$ 2,8 bilhões a aposentados por descontos indevidos

Pensionistas do INSS apresentaram mais de 4,1 milhões de contestações.

Brasil cria 85,8 mil vagas de trabalho em novembro

Os dados fazem parte do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Número de homicídios, estupros e latrocínios diminui em São Paulo

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Queima de fogos pode desencadear crise sensorial em autistas

Ruídos prolongados também afetam crianças pequenas e idosos

ANUNCIE DIVULGUE