Domingo, 25 de Janeiro Paraguaçu Paulista 31ºC - 18ºC veja mais

Escritoras de Paraguaçu Paulista participam de Encontro Mundial de Literatura

12/06/2024 - Valdina e Valdineia possuem vasto currículo literário


Escritoras de Paraguaçu Paulista participam de Encontro Mundial de Literatura

As escritoras paraguaçuenses Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza participaram no último dia 6 de junho do Encontro Mundial de Literatura promovido pela Focus Brasil, em parceria com a Academia Internacional de Literatura Brasileira.

O encontro foi realizado por meio de live no Facebook e no Youtube e teve ainda a participação das escritoras Celina Bezerra e Samira Gusmão.

As irmãs paraguaçuenses Valdina e Valdineia possuem vasto currículo literário e ao longo dos últimos anos tem obtido grande destaque na literatura nacional.

Elas são produtoras e organizadoras da Revista Pedagógica “Magia e Encanto”, lançada em maio de 2023.

Em janeiro de 2023 foram agraciadas pelo Projeto Literário - Comitê Cultural Tropicana Garibaldi do México intitulado ‘Sentimentos de uma Pluma 2023’, que tem por objetivo reconhecer poetas e escritores do mundo e divulgar a importância da literatura e receberam um certificado internacional pelo trabalho desenvolvido na área.

Em 2021 Valdina e Valdineia tornaram se membros da AILB Academia Internacional de Literatura Brasileira em Nova York.

Em maio de 2022 foram agraciadas pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Febacla, o grande prêmio literário Gonçalves Dias. A outorga foi concedida pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do projeto Didático ‘Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas’, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos na instituição de ensino onde atuam.

Ainda em maio de 2022, as irmãs foram homenageadas pela Câmara Municipal, por meio de Moção de Congratulações do vereador Daniel Faustino.

Valdina e Valdineia são pedagogas com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e Matérias pedagógicas do 2º grau pela UNESP – Marília.

Ambas receberam o título Honorifico de Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba - MG., concedido pela Professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Receberam também o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Becker, Comendador – Conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), e pela Senhora Emery Farah, Comendadora da cidade de Ourinhos. Homenagens recebidas pelo Projeto Didático: Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo pequenos poetas; onde trabalharam em parceria, realizado com crianças da Educação Infantil.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Morador de Paraguaçu Paulista reúne a família e amigos para celebrar seus 105 anos de vida

José Bonfim revela o segredo de sua longevidade e deixa claro o amor pela família.

Novidades imperdíveis na Atrevida Modas

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, esquina com a Av. Brasil, no centro de Paraguaçu Paulista

Tudo o que você precisa em um só lugar: celulares, carregadores, secadores e câmeras na Calcevest

A Calcevest fica na Rua XV de Novembro, nº 455, no centro de Paraguaçu Paulista

Confira as ofertas especiais neste fim de semana no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, nº 1173, em Paraguaçu Paulista

Polícia apreende máquinas caça-níqueis e de jogo do bicho em bar no centro de Paraguaçu Paulista

Após denúncia, policiais flagraram equipamentos em funcionamento no estabelecimento.

Casal é preso e investigado por maus tratos a duas crianças em Assis

Crianças foram encontradas em ambiente insalubre, com sujeira extrema e lixo espalhado.

Prefeitura repudia vandalismo no Cemitério e afirma que fiscalização no local é contínua

Empresário paraguaçuense denunciou que local tinha túmulos violados, com ossadas humanas expostas.

Energia furtada na região em um ano daria para abastecer mais de 3 mil famílias

Concessionária identifica mais de 610 mil kWh de energia desviada em 2025.

ANUNCIE DIVULGUE