Quarta-Feira, 17 de Dezembro Paraguaçu Paulista 26ºC - 19ºC veja mais

Câmara realiza audiência para discutir diretrizes orçamentárias de 2025

11/06/2024 - Audiência acontece no próximo sábado, 15 de junho


Câmara realiza audiência para discutir diretrizes orçamentárias de 2025

A Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal realiza no próximo sábado, 15 de junho, uma audiência pública para a discussão do Projeto de Lei 17/2024, de autoria do Prefeito Antian, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025 (Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2025). Esta comissão é formada pelos vereadores Juninho do Peg Pag Lima – presidente; Fábio Santos – vice-presidente; e Júnior Baptista – secretário.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma lei elaborada anualmente que tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. A LDO é o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA); é o instrumento que de fato viabiliza a execução do plano de trabalho.

Ela é elaborada pelo Poder Executivo Municipal através de um Projeto de Lei e estabelece as metas fiscais e as prioridades da Administração Pública para o ano seguinte, dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas e também orienta a elaboração da LOA.

Na LDO Municipal devem conter, entre outros tópicos, a previsão de despesas referentes ao plano de carreiras, cargos e salários dos servidores, o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos, e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas. Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, pode-se dizer que a LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte.

A Audiência Pública é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais. Esse tipo de reunião existe para que todas as pessoas de uma comunidade possam participar do controle da Administração Pública. Como uma forma de exercício de cidadania, ela possibilita a troca de informações quando uma decisão afeta direitos coletivos.

O objetivo desta audiência é, além do cunho informativo, o de buscar a participação do cidadão com relação aos assuntos que interessam à sociedade e ao município. A audiência tem início às 14h, no Plenário da Câmara, e também ocorrerá de modo virtual por meio da página institucional junto à plataforma Facebook, link https://www.facebook.com/camaraparaguacu/.

 

Leonardo Volcean/Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Você já conhece a equipe do Sicredi de Paraguaçu Paulista?

No Sicredi, o relacionamento vem antes do dinheiro. Você tem com quem contar!

Raposo Tavares é a melhor rodovia do país pelo segundo ano, aponta CNT

Trecho de Ourinhos a Epitácio integra um seleto hall de rodovias com máxima qualidade

Prefeitura anuncia construção de nova ciclovia na Av. Hissagy Marubayashi

Obra, licitada no valor de R$ 989.851,63, começa já nos primeiros dias de janeiro de 2026.

Chegada dos personagens da Disney trouxe a magia para o Natal de Paraguaçu Paulista

Evento foi promovido pela ACE, em parceria com a Sicredi.

Clientes com contas de luz em atraso ainda podem negociar débitos com a Energisa neste mês

A campanha será finalizada no dia 30

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer

Portaria do Ministério do Turismo deu 90 dias para se ajustar a regras.

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025

Pagamentos ocorrerão de 15 de fevereiro a 15 de agosto

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões

Os números sorteados foram: 01 - 20 - 45 - 48 - 51 - 58

ANUNCIE DIVULGUE