Terça-Feira, 17 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 14ºC veja mais

SP inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil nesta segunda

27/05/2024 - Ação segue até dia 14 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde


SP inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil nesta segunda

A partir desta segunda-feira (27) crianças até cinco anos de idade começam a ser vacinadas contra a Poliomielite (paralisia infantil) no estado de São Paulo. A ação segue até o dia 14 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os pais devem levar os filhos com a caderneta de vacinação. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, já que a doença está eliminada no país desde 1994.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas que podem ser confundidos com outras doenças virais como febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, náuseas e vômitos, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca, meningite.

A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal em todo o estado foi 77,13% em 2022, já em 2023 foi registrado aumento para 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

Em caso de dúvidas sobre a vacina, basta acessar o portal Vacina 100 Dúvidas com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no site.

"A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe: além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirmou Ligia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde de SP.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Polícia conclui inquérito sem apontar causa do incêndio que matou bebê e indicia pais por abandono

Conforme a delegada da DDM, o inquérito teria que ser finalizado nesta segunda-feira 16

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Candidatos podem fazer pagamento por boleto, pix, crédito e débito

Começa segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário do FGTS

Valores acima de R$ 3 mil serão pagos a trabalhadores demitidos

Corpus Christi: data católica não é feriado em todo o Brasil; entenda

No calendário do governo federal, Corpus Christi é ponto facultativo

Sob nova direção, Via Certa é reinaugurada em Paraguaçu Paulista

A Via Certa está localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro.

Homem tenta fugir, mas é preso por tráfico de drogas em Paraguaçu Paulista

Na busca pessoal, foram localizadas porções de entorpecentes escondidas em sua blusa.

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em área de mata na cidade de Assis

Policiais localizaram 30 porções de cocaína em seu bolso.

Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em residência de Ibirarema

Ela tentou despistar os policiais, mas acabou detida.

ANUNCIE DIVULGUE