Domingo, 21 de Dezembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Governo paulista ampliará número de câmeras corporais usadas pela PM

23/05/2024 - Edital prevê contratação de mais 12 mil equipamentos portáteis


Governo paulista ampliará número de câmeras corporais usadas pela PM

O governo de São Paulo publicou nesta quarta-feira (22) edital para a contratação de 12 mil novas câmeras operacionais portáteis (COPs), o que representa aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança. Diferentemente das atuais COPs, as novas câmeras terão funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e melhor na conectividade, com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras inovações.

De acordo com o governo estadual, os novos equipamentos serão integrados ao Programa Muralha Paulista e terão capacidade de identificar foragidos e placas de veículos roubados ou furtados. Também será possível compartilhar os registros de áudio e vídeo automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e outros órgãos de controle, seguindo as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o armazenamento de dados e as baterias serão melhores.

“Com ferramenta de áudio bidirecional, as câmeras acopladas aos uniformes dos policiais permitirão que eles solicitem apoio durante as ações. Com a transmissão ao vivo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) também poderá acionar outras equipes de apoio quando achar necessário, antes mesmo que os policiais precisem solicitar”, diz o governo estadual.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a expectativa é que a licitação gere economia de 30% a 50% para o Tesouro estadual em relação ao contrato anterior. Se, antes, cada câmera custava cerca de R$ 1 mil, com o novo edital, o valor deve cair para R$ 500.

As câmeras dos contratos anteriores serão devolvidas à empresa que ganhou a licitação na época, mas o contrato pode ser renovado para manter esses equipamentos em funcionamento até o término da nova licitação, para que não haja interrupção no uso. “O contrato dos equipamentos é de prestação de serviço, então, a empresa que ganhar a licitação é responsável pela manutenção ou troca das câmeras e baterias, caso aconteça algum dano.”

De acordo com a SSP, a distribuição das câmeras seguirá o protocolo adotado pela Polícia Militar, com base em tropas como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outros batalhões de regiões que registram maior número de atuações em ocorrências extremas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Que tal curtir as festas sem se preocupar com os assados? A Pancakes traz essa facilidade para você!

Faça sua encomenda pelo telefone: (18)99634-8475 ou (18)2019-0670.

Cresol de Paraguaçu recebe Cantata Especial de Natal

Iniciativa foi promovida pela Clínica Equilibre em parceria com a Com Brinquedos.

Emoção e reflexão marcam o lançamento do livro Colposcópica em Paraguaçu Paulista

Obra foi escrita a quatro mãos pelos escritores Ângela Zanirato e Claudmar Gonçalves.

Polícia Civil esclarece falso registro de ocorrência de furto de veículo em Cândido Mota

Mulher de 43 anos deverá responder por falsa comunicação de crime.

Polícia Civil realiza ação de combate às drogas em Inúbia Paulista

Dois homens, de 20 e 35 anos, foram detidos e liberados após prestar depoimento.

Jovem de 20 anos é presa em flagrante por tráfico de drogas em Assis

Ação da Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar.

Venha garantir looks incríveis para as festas de final de ano na Calcevest Mega Loja

Atendimento especial neste sábado e domingo.

Ofertas especiais de Natal no Açougue do Hermes

Atendimento especial neste final de ano.

ANUNCIE DIVULGUE