Quinta-Feira, 07 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 11ºC veja mais

Camex zera tarifa de importação para garantir abastecimento de arroz

21/05/2024 - Rio Grande do Sul responde por cerca de 70% da produção nacional


Camex zera tarifa de importação para garantir abastecimento de arroz

Três tipos de arroz deixarão de pagar Imposto de Importação para entrar no país. Em reunião extraordinária, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou nesta segunda-feira (20) as tarifas para dois tipos não parbolizados e um tipo polido/brunido do grão.

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do produto.

Para zerar as tarifas, os três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), foi pedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A resolução do Gecex/Camex será publicada no Diário Oficial da União até a próxima quinta-feira (23). A medida vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.

Atualmente, a maior parte das importações de arroz no Brasil vem do próprio Mercosul, sem pagar tarifa de importação. O Mdic informa que a redução a zero da alíquota abre espaço para a compra de arroz de outros grandes produtores, como a Tailândia. Até abril deste ano, o país asiático respondia por 18,2% das importações brasileiras de arroz.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arame Farpado, produzido em Paraguaçu, leva prêmio de Melhor Filme no The Naked Festival, em SP

Curta é dirigido pelo paraguaçuense Gustavo Carvalho e produzido integralmente em Paraguaçu Paulista

Melhoria em pavimento interdita alça de saída na Raposo Tavares, em Paraguaçu Paulista

Saída para o distrito de Gardênia ficará fechada de quinta a sábado

Trem Fantasma? Prefeitura garantiu que Maria Fumaça voltaria a funcionar, mas ela segue parada

Vereador Douglas Khenyfis quer explicações do Executivo.

Mulher tenta entrar na Penitenciária de Flórida Paulista com maconha escondida nas partes íntimas

Durante revista no escâner corporal, foi detectada imagem irregular na região pélvica.

Vereadores apresentam 15 requerimentos e 20 indicações durante Sessão Ordinária

Questionamentos e solicitações são destinadas ao Prefeito Antian.

Aluno de Escola de Futsal de Assis é convocado para Seleção Brasileira Sub 13

Ele representará o Brasil na Sul-americana que acontecerá em setembro, em Santiago no Chile

Esposa de detento é flagrada com droga ao tentar entrar na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

A mulher estava com um invólucro contendo 29 gramas de haxixe e 88 gramas de maconha.

Operação prende suspeitos de integrarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Em Quatá foram realizados mandados de busca e apreensão.

ANUNCIE DIVULGUE