Quinta-Feira, 07 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 11ºC veja mais

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

20/05/2024 - Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022


Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até esta segunda-feira (20) para renegociar os débitos no Desenrola Brasil. O prazo de adesão para a Faixa 1 do programa havia sido prorrogado no fim de março.

Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).

Por meio do programa, inadimplentes têm acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. Em algumas situações, segundo o ministério, o abatimento pode ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses.

Fake News

Na reta final do prazo para renegociação das dívidas, a pasta desmentiu duas fake news que circulam sobre o programa. Uma delas diz que, ao negociar as dívidas pelo Desenrola, o cidadão não perde nenhum benefício social. Outra, que a pessoa não fica com o nome sujo nos sistemas do Banco Central.

“O Relatório de Empréstimos e Financiamentos do sistema Registrato do Banco Central não é um cadastro restritivo. Ele exibe o “extrato consolidado” das dívidas bancárias, empréstimos e financiamentos, tanto do que está em dia quanto do que está em atraso. Isso permite que o cidadão acompanhe, em um só lugar, todo o seu histórico financeiro e se previna contra golpes.”

“Assim, as dívidas que forem negociadas no Desenrola para pagamento parcelado vão aparecer no extrato emitido pelo Banco Central, assim como outras dívidas bancárias, para que possam ser acompanhadas somente pelo cidadão. Os bancos não acessam os relatórios das pessoas; eles conseguem ver apenas as informações consolidadas, quando o cidadão autoriza esse acesso.”

Entenda

Além de dívidas bancárias como cartão de crédito, também podem ser negociadas contas atrasadas de estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma do Desenrola permite parcelar a renegociação inclusive com bancos nos quais a pessoa não tenha conta, permitindo escolher o que oferece a melhor taxa na opção de pagamento parcelado.

Para quem tem duas ou mais dívidas, mesmo que com diferentes credores, é possível juntar todos os débitos e fazer uma só negociação, pagando à vista em um único boleto ou Pix ou financiando o valor total no banco de preferência.

Para ter acesso ao Desenrola, é necessário ter uma conta Gov.br. Usuários de todos os tipos de contas — bronze, prata e ouro — podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento. Caso o cidadão opte por canais parceiros, não há necessidade de uso da conta Gov.br.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arame Farpado, produzido em Paraguaçu, leva prêmio de Melhor Filme no The Naked Festival, em SP

Curta é dirigido pelo paraguaçuense Gustavo Carvalho e produzido integralmente em Paraguaçu Paulista

Melhoria em pavimento interdita alça de saída na Raposo Tavares, em Paraguaçu Paulista

Saída para o distrito de Gardênia ficará fechada de quinta a sábado

Trem Fantasma? Prefeitura garantiu que Maria Fumaça voltaria a funcionar, mas ela segue parada

Vereador Douglas Khenyfis quer explicações do Executivo.

Mulher tenta entrar na Penitenciária de Flórida Paulista com maconha escondida nas partes íntimas

Durante revista no escâner corporal, foi detectada imagem irregular na região pélvica.

Vereadores apresentam 15 requerimentos e 20 indicações durante Sessão Ordinária

Questionamentos e solicitações são destinadas ao Prefeito Antian.

Aluno de Escola de Futsal de Assis é convocado para Seleção Brasileira Sub 13

Ele representará o Brasil na Sul-americana que acontecerá em setembro, em Santiago no Chile

Esposa de detento é flagrada com droga ao tentar entrar na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

A mulher estava com um invólucro contendo 29 gramas de haxixe e 88 gramas de maconha.

Operação prende suspeitos de integrarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Em Quatá foram realizados mandados de busca e apreensão.

ANUNCIE DIVULGUE