Segunda-Feira, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 26ºC - 17ºC veja mais

Formação continuada é oferecida para professores da Rede Municipal

12/05/2024 - As iniciativas buscam impulsionar o pacto pela alfabetização na idade certa.


Formação continuada é oferecida para professores da Rede Municipal

Na última terça-feira (07/05), professores da Rede Municipal de Ensino participaram de formações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), um esforço conjunto entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Nos períodos da manhã e tarde, em salas da ESAPP, as formações dos programas Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e Alfabetiza Juntos SP reuniram 136 professores da pré-escola, do 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino.

Paraguaçu Paulista é um polo do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil e está recebendo também participantes das redes municipais de Lutécia e Borá.

Os professores formadores Célia Reginato e Carlos Rogério Coca destacam a importância do olhar que se propõe a qualificar o trabalho pedagógico dos professores da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, estimulando de forma lúdica práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. O LEEI é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com universidades públicas de todo o País.

Pelo programa Alfabetiza Juntos SP, a formadora Ana Paula de Lima, professora efetiva da Rede Municipal, qualificada pelo Núcleo de Formação do Governo do Estado, está atuando como multiplicadora no Regime de Colaboração entre Estado e municípios. A articuladora municipal do CNCA, professora Marla Gil, esclarece que todo trabalho “Será um efeito cascata, com as equipes municipais recebendo informações e, após, por meio de encontros nos municípios, repassando os conteúdos formativos aos orientadores pedagógicos e professores”.

Além das formações quinzenais previstas, 126 horas no LEEI e 96 horas no Alfabetiza SP, o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada destinou aos municípios o PDDE Compromisso Cantinho da Leitura que viabilizou a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas das escolas municipais. Em Paraguaçu Paulista, o benefício atendeu 112 salas de aula e 2386 alunos da Rede Municipal de Educação.

Todas as iniciativas buscam impulsionar o pacto pela alfabetização na idade certa, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.

 

Fonte: Prefeitura Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Sexta de pagode com Markinho Black agitou a Lanchonete da AFC; veja fotos

Teve ainda muita porção deliciosa e lanches suculentos preparados pelo Joel, além daquela cerveja

Atleta maratonista Danielzinho, desaparecido há mais de 40 dias, é encontrado em São Paulo

O paraguaçuense estava desaparecido desde o dia 19 de junho.

Calzoon Calzones e Sucos é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A Calzoon fica na Rua Santos Dumont, nº 527, ao lado do colégio MVC Objetivo.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Começou o Festival de Fatias da Padaria São Marcos

Que tal deixar seu fim de semana mais doce?

O que dez anos no setor comercial me ensinaram sobre vendas

Erros invisíveis, checklist prático e o que realmente separa quem vende de quem perde clientes.

Parvovirose: quando alguns dias podem decidir entre a vida e a morte

Confira o artigo da Médica Veterinária, Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Mulheres sob proteção receberão aviso quando agressor se aproximar

Programa Alerta Mulher Segura quer aumentar rede de defesa

ANUNCIE DIVULGUE