Quarta-Feira, 12 de Junho Paraguaçu Paulista 30ºC - 14ºC veja mais

Professoras paraguaçuenses consagram carreira como escritoras e lançam livros de poesias

30/04/2024 - O lançamento em conjunto contou com a presença de amigos e familiares das escritoras.


Professoras paraguaçuenses consagram carreira como escritoras e lançam livros de poesias

As professoras paraguaçuenses Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza lançaram na última sexta-feira, dia 26 de abril, em conjunto, o seu primeiro livro de poesias. A noite de autógrafos aconteceu no CPP – Centro do Professorado Paulista, e contou com a presença de amigos e familiares.

Na ocasião, Valdineia lançou a obra “A vida em Poesia” e Valdina lançou o livro “Palavras em Poesia”.

As irmãs paraguaçuenses Valdina e Valdineia possuem vasto currículo literário e ao longo dos últimos anos tem obtido grande destaque na literatura nacional.

Elas são produtoras e organizadoras da Revista Pedagógica “Magia e Encanto”, lançada em maio de 2023.

Em janeiro de 2023 foram agraciadas pelo Projeto Literário - Comitê Cultural Tropicana Garibaldi do México intitulado ‘Sentimentos de uma Pluma 2023’, que tem por objetivo reconhecer poetas e escritores do mundo e divulgar a importância da literatura e receberam um certificado internacional pelo trabalho desenvolvido na área.

Em 2021 Valdina e Valdineia tornaram se membros da AILB Academia Internacional de Literatura Brasileira em Nova York.

Em maio de 2022 foram agraciadas pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Febacla, o grande prêmio literário Gonçalves Dias. A outorga foi concedida pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do projeto Didático ‘Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas’, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos na instituição de ensino onde atuam.

Ainda em maio de 2022, as irmãs foram homenageadas pela Câmara Municipal, por meio de Moção de Congratulações do vereador Daniel Faustino.

Valdina e Valdineia são pedagogas com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e Matérias pedagógicas do 2º grau pela UNESP – Marília.

Valdina é professora há 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista. Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas” eu infantil “A Menina que gostava de histórias”, que em breve serão publicados.

Já Valdineia é professora há 24 anos na educação infantil da nossa rede municipal. Trabalhou 8 anos com menores infratores, em situação de marginalização, no trabalho de ressocialização deles na sociedade e na rede escolar. Foi representante legal do reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas – RS, dos cursos de pedagogia e letras na Escola Multticursos, onde também foi diretora.

É criadora dos recursos multimídias para os cursos de professores com os temas relacionados a educação ministrados pela Professora Valdina. Assim como a irmã, é autora de apostilas para concursos de professores, ministrante de cursos para professores. Escritora, poetisa e autora do livro “O Menino Vermelho”, que em breve será publicado.

Ambas receberam o título Honorifico de Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba - MG., concedido pela Professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Receberam também o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Becker, Comendador – Conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), e pela Senhora Emery Farah, Comendadora da cidade de Ourinhos. Homenagens recebidas pelo Projeto Didático: Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo pequenos poetas; onde trabalharam em parceria, realizado com crianças da Educação Infantil.

 

Redação TV Paraguaçu/ Fotos: Arquivo Pessoal/ Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Série de congressos das Testemunhas de Jeová tem início neste mês e promete boas notícias

O evento será realizado em mais de 500 idiomas em todo o mundo.

Entrevias lança websérie para alertar sobre o risco de animais soltos nas rodovias

Objetivo da campanha é motivar o cuidado aos animais.

Cinco curiosidades sobre a festa junina

Além das comidas típicas e dança, comemorações são oportunidade para aprender sobre raízes culturais

Pesquisa quebra mito de que dinheiro não traz felicidade

Uma pesquisa americana e de um site de relacionamento diz completamente o contrário

Feirão de negociação de dívidas da Sabesp vai até sábado, dia 15

Mutirão acontece em todos os municípios atendidos pela Companhia

Tradicional Festa Caipira da Casa Lar será nos dias 6 e 7 de julho

Evento terá música ao vivo, quermesse, almoço e leilão de gados.

Energisa investe em melhorias no sistema elétrico da região

Cronograma desta semana contempla serviços de manutenção na rede

Ônibus Circular gratuito de Quatá atinge marca de 64 mil passageiros em 8 meses

O transporte gratuito é uma opção prática e segura para deslocamento dentro da cidade.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE