Quinta-Feira, 13 de Novembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 20ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde divulga boletim com dados atualizados sobre a dengue em Paraguaçu Paulista

Cidade conta com 486 casos positivos e um óbito pela doença desde o início do ano.

Coleta de lixo será suspensa nos feriados de 15 e 20 de novembro em Paraguaçu Paulista

Prefeitura pede que moradores não coloquem lixo nas lixeiras nesses dias

ACE Paraguaçu realiza Café com o Presidente e discute a segurança pública em Paraguaçu Paulista

Iniciativa reuniu empresários na manhã desta quarta-feira, dia 12.

Homem atira contra outro em Álvares Machado por causa de dívida de R$20

Esposa da vítima teria cobrado a irmã do autor dos disparos; crime foi no dia 14 de outubro.

Polícia Militar prende homem de 31 anos por tráfico de drogas em Assis

Suspeito escondeu entorpecentes em geladeira desligada de comércio na vila Prudenciana.

Vítima reage a furto, atira em ladrão e é autuada por posse ilegal de arma em Assis

Um morador reagiu a um furto em sua residência e atirou contra o suspeito na noite de terça-feira

Estudo diz que café reduz risco de recorrência de arritmia cardíaca

Cafeína pode diminuir pressão arterial, indica pesquisa

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Órgão aprovou orçamento de R$ 160,2 bilhões para 2026

ANUNCIE DIVULGUE