Terça-Feira, 01 de Setembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 19ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaçuense conquista duas fivelas em prova de Três Tambores em Oriente

João Vitor Martins faturou o primeiro lugar em duas categorias na competição realizada neste domingo

Homem é preso por tráfico de drogas em Palmital

Com o suspeito foram localizadas, porções de crack, dinheiro, balança de precisão

Maracaponto encerra programação do 5º FEFOLT, Festival de Folclore da Estância Turística de Tupã

Coletivo de maracatu de baque virado do Ponto de Cultura Salão Cultural se apresentou sábado (29)

Igreja da Graça de Paraguaçu organiza caravana gratuita para evento com R.R. Soares em Garça

Passagens serão totalmente gratuitas, permitindo que toda a comunidade participe deste momento de fé

Operação policial apreende arma, munições e drogas em Assis

Ação resultou na prisão em flagrante de um homem e na apreensão de mais de R$ 3 mil reais.

Família procura por cachorrinha desaparecida no bairro Murilo Macedo

A pequena Safira, da raça Chow Chow, sumiu neste domingo, dia 30.

Engavetamento deixa tráfego lento na SP-294 em Marília

Acidente aconteceu na manhã de sexta-feira. não houve registro de vítimas graves.

Quedas e queimaduras são maior causa de internação de crianças

Em 2025 foram mais de 80 mil internações até os 14 anos de idade.

ANUNCIE DIVULGUE