Sexta-Feira, 29 de Maio Paraguaçu Paulista 23ºC - 12ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

PAT divulga oportunidade de emprego para socorrista em Paraguaçu Paulista

Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de junho.

Que tal um suculento contra filé na manteiga para seu almoço? Vem para o Donna Ju!

Se preferir, peça pelo aiqfome ou pelo telefone (18) 99786-3195.

Tático Ostensivo Rodoviário apreende quase 1,5 tonelada de maconha em Santa Cruz do Rio Pardo

Apreensão gerou ao crime um prejuízo estimado de aproximadamente R$ 3.000.000,00.

Polícia resgata oito cães desnutridos e prende dono por maus-tratos em Marília

Os agentes encontraram os animais desnutridos, sem água ou comida e cercados por sujeira.

Ruas do centro de Paraguaçu serão interditadas para a confecção dos tapetes de Corpus Christi

Celebração é marcada por manifestações de fé e arte, com tapetes coloridos ao redor da Igreja Matriz

Governo publica lei que cria Universidade Federal Indígena

Nova instituição terá como foco valorizar culturas tradicionais

Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

Cerca de 8,7 milhões de contribuintes receberão R$ 16 bilhões

Termina domingo prazo para declaração anual do MEI; confira regras

A entrega fora do prazo acarreta em multa

ANUNCIE DIVULGUE