Sábado, 31 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

Começou o Halloween da Padaria São Marcos

São mais de 20 opções entre doces e salgados disponíveis neste sábado e domingo.

Feriado prolongado de ofertas especiais no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Gostosuras e Novidades: Padaria São Marcos prepara fim de semana especial em Paraguaçu Paulista

O grande destaque fica por conta da celebração do Halloween.

Unhas em dia, patinhas saudáveis

Confira o artigo da médica veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Além das Notas: Como o Clima Organizacional Impulsiona o Desempenho Escolar

Do porteiro ao professor, o clima da escola também ensina

Desemprego em 5,2% no 3° trimestre é o menor para o período desde 2012

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE

Associação dos Funcionários da Cocal recebe Torneio de Vôlei de Areia 2026 neste final de semana

Competição contará com quatro categorias, sendo duplas masculino, feminino e misto e quareto misto.

Previsão de chuvas fortes no feriado prolongado mantém Energisa em alerta na região

Recomendação é acompanhar os alertas e evitar locais expostos durante a ocorrência de raios.

ANUNCIE DIVULGUE