Sexta-Feira, 26 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 12ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

Repartições públicas terão expediente reduzido na segunda-feira por causa do jogo do Brasil na Copa

Atendimento ao público será das 7h30 às 12h30.

Homem morre em troca de tiros com a PM em Lençóis Paulista

Confronto aconteceu na noite de quinta-feira, 25, na estrada Vicinal Edmundo Nelli.

Operação São Judas: Polícia combate roubos e tráfico na região de Palmital

Em cumprimento de mandados judiciais foram apreendidos. Arma, drogas, dinheiro e celulares

Motociclista morre após atropelar mulher, cair e ser atingido por carro em Tupã

A pedestre sofreu ferimentos moderados e segue internada na Santa Casa.

Caminhão com carga de baterias tomba na SP-327 em Ourinhos

Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira. Motorista não ficou ferido.

Torcedores comemoram vitória do Brasil contra a Escócia na Associação dos Funcionários da Cocal

O próximo jogo acontece na segunda-feira, dia 29, às 14h.

Associação dos Funcionários da Cocal promove Circuito Junino nesta sexta-feira, dia 26

Evento será aberto para associados e visitantes.

Associação Comercial divulga orientações sobre expediente durante Jogo do Brasil

Seleção entra em campo na segunda-feira, dia 29, às 14h; lojas não são obrigadas a dispensar.

ANUNCIE DIVULGUE