Quinta-Feira, 15 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

17/04/2024 - Vereador usou condição do transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa.


Vereador faz afirmação discriminatória em sessão ao chamar outro parlamentar de autista em Guaiçara

O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).

As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de "autista". (assista ao vídeo).

“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.

Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana.

"A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas."

O presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.

O parlamentar disse também que, apesar da fala, esse não é o posicionamento dele com relação ao transtorno do espectro autista (TEA) e se desculpou principalmente com mães e parentes que se sentiram ofendidos.

 

Fonte: TV Tem



MAIS NOTÍCIAS

Fatec chega em Paraguaçu Paulista com 35 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Inscrições para o vestibular podem ser realizadas até o dia 6 de novembro.

Câmara aprova aumento no limite de receita bruta do MEI

Projeto também perdoa dívidas inscritas até 13 de outubro.

Polícia prende homem por receptação e apreende materiais em investigação de crimes em Palmital

Homem de 43 anos foi encaminhado a prisão, permanecendo a disposição da justiça.

Polícia Civil de Maracaí recupera veículo furtado e prende suspeito por receptação em Quintana

Durante a ação, policiais constataram que o automóvel estava com placas de identificação adulteradas

Polícia Civil prende dupla suspeita de furtar máquinas agrícolas e gado durante operação na região

Investigação apura furtos de máquinas, implementos agrícolas e gado.

Carreta carregada com eletrodomésticos tomba em rodovia de Marília

Acidente aconteceu na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).

CDHU realiza plantão com negociação de dívidas e condições especiais em Paraguaçu Paulista

Plantão será nos dias 19 e 20 de outubro, das 9h às 16h, no Paço Municipal.

Mutirão de Limpeza contra a Dengue é retomado após dois dias de chuva intensa em Paraguaçu

Operação já recolheu aproximadamente 355 toneladas de materiais descartados pela população.

ANUNCIE DIVULGUE