Sexta-Feira, 18 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Dia de Conscientização sobre o Autismo: entenda os desafios que mães atípicas enfrentam em Paraguaçu

02/04/2024 - Carência de tratamento especializado, preconceito e falta de apoio são algumas barreiras enfrentadas


Dia de Conscientização sobre o Autismo: entenda os desafios que mães atípicas enfrentam em Paraguaçu

Nesta terça-feira, dia 2 de abril, é comemorado o dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data estabelecida em 2007 pelas Nações Unidas e que, desde então, vem sendo celebrada como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA).

Pessoas autistas enfrentam discriminação e barreiras em todos os setores da sociedade – nos sistemas de saúde e de assistência social, na educação, no emprego e em vários outros. É crucial que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para explorar os seus interesses, desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena, em que as diferenças sejam valorizadas, a compreensão seja promovida a fim de que o mundo possa tornar-se um lugar mais inclusivo para todos os que vivem com o transtorno.

Em Paraguaçu Paulista, segundo uma rede de apoio formada por mães atípicas, são cerca de mil famílias que convivem e lidam com as dificuldades de uma criança com TEA e que no dia-a-dia enfrentam inúmeras barreiras sociais na luta para que seus filhos tenham uma vida digna com seus direitos assegurados.

Em entrevista a TV Paraguaçu, as mamães Daniele Souza e Samantha Dib falaram sobre os desafios diários na criação de seus filhos autistas. Elas relatam que a carência de tratamento especializado, o preconceito e a falta de apoio são algumas das barreiras enfrentadas pelas famílias de crianças com TEA na cidade. Para assistir na íntegra, CLIQUE AQUI.

 O TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam. A palavra “Autismo” apareceu pela primeira vez em 1911, quando um médico a usou para descrever certos sintomas. Na década de 1940, dois médicos, Dr. Leo Kanner e Hans Asperger, ajudaram a entendê-lo melhor.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Comumente, aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Improbidade Administrativa (Corrupção)

Confira o artigo de João Antonio Bacca Filho, advogado.

Fatec Paraguaçu Paulista abre inscrições para o Vestibular do 1º Semestre de 2027

São 35 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

TSE vai enviar alertas no e-Título com orientações para eleições

Aplicativo permite consultar local de votação e justificar ausência.

PF faz ação para combater entrada clandestina de eletrônicos no Brasil

Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão no país.

Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

Estudo aponta dificuldade de renovação do quadro do ensino médio

Filme Feito Pipa é escolhido para representar Brasil no Oscar 2027

Longa-metragem foi o mais premiado deste ano no Festival de Gramado.

HPV: dose é indicada a vítimas de violência sexual a partir de 2 anos

Ampliação se deve ao aumento de casos em menores de 9 anos

Inmet prevê final de semana de chuvas nas regiões Sul e Sudeste

Mudança favorecerá o transporte de ar quente e úmido em direção ao Sul

ANUNCIE DIVULGUE