Sábado, 10 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Câmara parabeniza Murilo Grilo por destaque nacional com a primeira 'Buchette del Vino' do Brasil

02/04/2024 - Empreendimento ganhou destaque nacional.


Câmara parabeniza Murilo Grilo por destaque nacional com a primeira 'Buchette del Vino' do Brasil

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza o paraguaçuense Murilo Grilo pelo destaque nacional com a implantação da primeira “Buchette del Vino” do Brasil.

Murilo Grilo é um paraguaçuense de 32 anos, filho de Simone Andrade Grilo e Jamil Nicolau de Oliveira. Formou-se no ano de 2014 em arquitetura e mudou-se para a cidade de São Paulo, onde encantou-se pelo bairro do Bixiga.

Sentiu-se acolhido no mencionado bairro, momento em que surgiu a oportunidade de adquirir um imóvel tombado, ou seja, um imóvel histórico, carregando a história do bairro. O imóvel, no caso é uma residência, com a qual o arquiteto tem que tomar uma série de cuidados de preservação, além de ser vedada mudanças nas estruturas. É preciso que as características da propriedade sejam mantidas.

E foi nessa residência tombada, recheada de valor histórico que, em 2023, o arquiteto decidiu iniciar algumas experiências imersivas com o “Café com Arquitetura”. Vislumbrada a adesão dos frequentadores, em 18 de agosto de 2023 foi criada a “Buchette del Vino”, a primeira janela de vinho do país que une história e teatralidade, celebrando a herança italiana de forma criativa, uma jornada única pela história do vinho e da Itália.

“Buchette del Vino” é um costume toscano. Na Itália, durante a Idade Média, quando a peste bubônica era a pandemia mais mortal da história, os donos de grandes vinícolas passaram a vender seus vinhos através de buracos na parede, onde as pessoas podiam se servir de taças sem precisar ter contato com quem quer que fosse.

Durante o lockdown causado pelo Covid-19 em 2020, a prática foi retomada na Itália, e não apenas vinícolas, mas cafés e restaurantes também adotaram o modelo para que os serviços continuassem funcionando. Desde a inauguração, filas se formam em frente ao sobrado nº 1 da tranquila Rua Doutor Nestor Esteves Natividade, no Bixiga.

É ali que fica uma janelinha batizada de “Buchette del Vino”. O cliente faz o pedido e paga sem ver o rosto do atendente — tudo é intermediado através do buraco na parede e a taça (de acrílico, a partir de 18 reais), com vinho tinto, branco ou rosé; é entregue por uma mão misteriosa, vestida de luva.

O lugar oferece os serviços de vinho na janela sempre às sextas e aos sábados, das 16h às 20h. Murilo e o “Buchette del Vino” foram destaques em diversos veículos de comunicação, tais como: Veja São Paulo, Exame, Paladar, Estadão e também em matérias em países como a China, Estados Unidos e Itália. Ainda, participaram do documentário especial de 470 anos de São Paulo com uma reportagem para a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), além de serem a capa da Veja São Paulo, no aniversário da cidade.

 

Fonte: Leonardo Volcean/Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Da tensão à glória: AFC conquista o título de futsal Sub-13 em virada histórica

Equipe comandada pelo professor Paulinho Monstro mostrou sua força do início ao fim da competição.

Tecnologia com propósito: o que a gestão precisa decidir antes de levar a IA para a escola

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Quando o calor vira perigo

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Tradicional Festa das Crianças na Praça Pascoal Matheus será na segunda-feira, dia 12

Organizadores ainda estão aceitando doações.

Feriado prolongado de ofertas no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, nº 1.173, em Paraguaçu Paulista.

Tem início a 5ª edição do Torneio Toni Affini em Paraguaçu Paulista

Competição promovida pela Associação de Basquete Paraguaçu segue até segunda-feira.

Feriado prolongado: Padaria São Marcos tem atendimento 24h e produtos fresquinhos e deliciosos

São Marcos está de portas abertas e com a estrutura completa para te receber.

Atrevida Modas oferece variedade em moda feminina e masculina a partir de R$14,99

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, esquina com a Av. Brasil, no centro de Paraguaçu Paulista

ANUNCIE DIVULGUE