Quarta-Feira, 05 de Novembro Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Igreja demite padres de Assis acusados de abusos sexuais contra seminarista

22/03/2024 - Denunciante, hoje com 37 anos, afirma ter sido estuprado por um dos padres quando tinha 16 anos.


Igreja demite padres de Assis acusados de abusos sexuais contra seminarista

Dois padres da Diocese de Assis (SP) denunciados por cometerem abusos sexuais contra um seminarista foram demitidos do estado clerical. A informação consta em um documento do Tribunal Diocesano de Botucatu (SP), de segunda-feira (18).

No documento, consta que o processo penal administrativo contra os dois religiosos foi concluído e eles foram condenados pelo Dicastério para Doutrina da Fé, o mais antigo dos 16 dicastérios da Cúria de Roma, um dos órgãos da Santa Sé. A punição foi a demissão.

O caso

Em 2022, o homem que se apresenta como vítima dos religiosos, hoje ex-seminarista e com 37 anos, registrou um boletim de ocorrência para reforçar as denúncias feitas por ele no passado ao Tribunal Interdiocesano. Segundo ele, os abusos teriam ocorridos entre anos de 2002 e 2003, quando tinha 16 anos.

À época, os dois padres foram afastados pela igreja, enquanto a Polícia Civil chegou a abrir investigação sobre o caso, mas a apuração acabou arquivada devido à prescrição dos supostos crimes, cometidos em tese quando o homem ainda era adolescente.

O ex-seminarista disse que demorou tanto tempo, cerca de duas décadas, para denunciar o caso por conta dos traumas envolvidos, trabalhados ao longo de muitos anos de tratamento psicológico.

Segundo seu relato, ele foi estuprado por um padre em 2002 e, depois, manteve uma relação por dois anos com o segundo, que o teria "ludibriado" após obter sua confissão sobre a violência sexual sofrida anteriormente.

O estupro, conforme o denunciante, aconteceu quando ele tinha 16 anos, em uma casa paroquial na cidade de Iepê (SP).

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Vereador quer saber se Paraguaçu terá enfeites natalinos em 2025

Juninho do Peg Pag Lima fez requerimento cobrando explicações do prefeito.

Vem aí a 35ª Corrida Pedestre Noturna José de Oliveira Melo em Paraguaçu Paulista

Com trajeto de 6 km, a corrida será realizada no dia 22 de novembro, com largada na Fonte Luminosa

Polícia Civil de Assis recupera aparelho celular furtado durante evento no recinto da FICAR

Aparelho foi encontrado em loja de assistência técnica da cidade.

BAEP Canil e Força Tática realizam apreensão de drogas em Assis

A cadela policial K-9 Rayka foi fundamental ao indicar o local exato do entorpecente.

Câmeras flagram furto em loja de Paraguaçu e polícia recupera bicicletas avaliadas em R$ 10 mil

Dupla suspeita foi localizada após a análise das imagens; jovem de 17 anos foi liberado

Corpo esquartejado e em estado de decomposição é encontrado em Quintana

Segundo informações preliminares, cadáver seria de uma mulher.

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos

Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo

Com previsão de mais chuvas, Energisa mantém equipes de prontidão e reforça orientações à comunidade

São esperadas mais chuvas intensas para os próximos dias.

ANUNCIE DIVULGUE