Quinta-Feira, 19 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 12ºC veja mais

Câmara aprova projeto do vereador Daniel Faustino voltado ao atendimento de autistas

19/03/2024 - Estabelecimentos que já possuam vagas delimitadas deverão se adequar em 12 meses.


Câmara aprova projeto do vereador Daniel Faustino voltado ao atendimento de autistas

Reunidos em Sessão Ordinária na segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do vereador Daniel Faustino, que estabelece que os estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais, reservadas a portadores de deficiência, bem como, que possuam atendimento prioritário às pessoas especificadas na Lei Federal nº 10.048/2000, a inserir nas suas placas indicativas o Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), representado pela “fita quebra-cabeça”.

O projeto encontra respaldo na Constituição Federal, pois a acessibilidade está garantida pelo disposto nos artigos 227 e 244. Neste sentido, os direitos conquistados por pessoas com deficiência, alcançam a pessoa com autismo.

A sinalização terá uma função educativa para o público, oferecendo segurança para o autista, facilitando a inclusão social e os deslocamentos em estabelecimentos públicos e privados. A inclusão fará com que toda a sociedade tome conhecimento e apoie tal direito. Muitas vezes tal direito nem mesmo é conhecido, por não ser regulamentado e amplamente divulgado. Assim, a medida visa garantir os direitos dos portadores do Transtorno do Espectro Autista à utilização das vagas destinadas aos portadores de deficiência, pois também lhes pertence, apesar de não ser reconhecido”, disse o autor do projeto.

Os estabelecimentos que já possuam as vagas de estacionamento delimitadas e o atendimento prioritário devidamente sinalizados, deverão, no prazo máximo de 12 (doze) meses, se adequar às suas disposições desta lei, que entra em vigor na data de sua publicação.

 

Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Associação Comercial divulga oportunidades de emprego em Paraguaçu Paulista

Vagas são para balconista, açougueiro profissional e vendedor externo.

Um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil

Pesquisa da Unifesp aponta tendência de aumento entre jovens

Mandados são cumpridos em ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil no município de Assis

A ação resultou na prisão de quatro (4) procurados pela Justiça, além de um flagrante por tráfico

Polícia Ambiental realiza soltura de onça parda resgatada em Marília

Animal permaneceu sob cuidados veterinários durante a noite

1º Torneio União de Futebol Society acontece nesse feriado em Paraguaçu Paulista

Competição será à partir das 8h na Associação União de Paraguaçu Paulista (Atrás da Louis Dreyfus).

Câmara aprova cinco projetos de autoria de vereadores

Foram aprovados 3 projetos de autoria do vereador Junior Baptista e 2 de autoria de Daniel Faustino

Lei aprovada em Paraguaçu prevê que secretários municipais tenham qualificação técnica na área

Projeto é de autoria do vereador Júnior Baptista e teve 8 votos favoráveis.

Corpus Christi: bancos não terão atendimento presencial ao público

Sexta o serviço será normal onde não for feriado ou ponto facultativo

ANUNCIE DIVULGUE