Sábado, 27 de Julho Paraguaçu Paulista 29ºC - 13ºC veja mais

O consumo consciente chegou para ficar

19/03/2024 - Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados


O consumo consciente chegou para ficar

Promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente, e este é o objetivo do consumo consciente. Ele envolve a reflexão sobre os impactos de nossas escolhas de consumo, desde a extração de recursos naturais até o descarte de resíduos.

Os consumidores têm o poder de influenciar as práticas das empresas por meio de suas escolhas de compra. Ao optarem por produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade, estão incentivando um modelo de negócios mais responsável e estimulando outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho.

Sim, sofremos com a era do consumismo e apesar de toda a influência de algoritmos sugerindo o consumo desenfreado, entramos na era dos consumidores, onde estes estão tomando ciência do seu poder no mercado. Ao exercerem seu direito de compra, os usuários finais têm o poder de boicotarem empresas que consideram não ter práticas sustentáveis. Portanto, estas empresas podem sofrer prejuízos contínuos e abalo a sua reputação.

Além disso, o boicote não se limita apenas aos consumidores individuais, campanhas de organizações da sociedade civil, grupos de defesa do meio ambiente e movimentos sociais também desempenham um papel importante. Estes esforços coletivos ampliam o impacto da boicotagem e aumentam a pressão sobre as empresas, para que mudem suas práticas.

Os consumidores podem exercer pressão sobre as empresas também através de petições online e feedback direito. O poder das redes sociais e da internet permite que os compradores compartilhem informações sobre produtos e práticas empresariais questionáveis, além de facilitar a organização de protestos e movimentos sociais.

À medida que os consumidores se tornem conscientes do impacto de suas escolhas de consumo, crescerá a demanda por transparência e prestação de contas por parte das empresas. Isso pressionara as organizações a adoção de condutas sustentáveis, desde a cadeia de fornecimento até as políticas de descarte de resíduos.

Portanto, o poder dos consumidores no consumo consciente é uma força motriz para a mudança, capaz de impulsionar uma economia mais justa, equilibrada e sustentável.

Patricia Punder, é advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br



MAIS NOTÍCIAS

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até as 13h neste sábado

O horário sugestivo de atendimento é proposto pela Associação Comercial e Empresarial

Escritora paraguaçuense lança livro que aborda o desmatamento e a ferrovia na história de Paraguaçu

Ensaio Acadêmico “Desmatamento e Ferrovia: ‘Civilizar’ era preciso” já está a venda.

Morador de Roseta pede ajuda através de PIX solidário para fazer cirurgia de transplante de córnea

William Aparecido Manquelino, de 37 anos, faz tratamento oftalmológico desde 2017

Veja como fica a previsão do tempo em Paraguaçu Paulista e região neste final de semana

Expectativa é de céu limpo, sem possibilidade de chuvas.

Maracaí Rodeio Fest 2024 acontece de 18 a 21 de setembro

O evento terá shows sertanejos, prova dos três tambores, prova do laço e shows com DJ’s.

Açougue do Hermes oferece qualidade e bom preço em Paraguaçu Paulista

Se preferir, faça sua encomenda pelos telefones: 3361-3227/99697-1257.

Homem procurado pela justiça é preso na Barra Funda, em Paraguaçu Paulista

A equipe policial foi acionada por meio do 190.

Usina Cocal é condenada por acidente de trabalho em Paraguaçu Paulista

Sentença determina pagamento de dano moral coletivo de R$ 1 milhão.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE