Terça-Feira, 11 de Junho Paraguaçu Paulista 28ºC - 14ºC veja mais

O consumo consciente chegou para ficar

19/03/2024 - Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados


O consumo consciente chegou para ficar

Promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente, e este é o objetivo do consumo consciente. Ele envolve a reflexão sobre os impactos de nossas escolhas de consumo, desde a extração de recursos naturais até o descarte de resíduos.

Os consumidores têm o poder de influenciar as práticas das empresas por meio de suas escolhas de compra. Ao optarem por produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade, estão incentivando um modelo de negócios mais responsável e estimulando outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho.

Sim, sofremos com a era do consumismo e apesar de toda a influência de algoritmos sugerindo o consumo desenfreado, entramos na era dos consumidores, onde estes estão tomando ciência do seu poder no mercado. Ao exercerem seu direito de compra, os usuários finais têm o poder de boicotarem empresas que consideram não ter práticas sustentáveis. Portanto, estas empresas podem sofrer prejuízos contínuos e abalo a sua reputação.

Além disso, o boicote não se limita apenas aos consumidores individuais, campanhas de organizações da sociedade civil, grupos de defesa do meio ambiente e movimentos sociais também desempenham um papel importante. Estes esforços coletivos ampliam o impacto da boicotagem e aumentam a pressão sobre as empresas, para que mudem suas práticas.

Os consumidores podem exercer pressão sobre as empresas também através de petições online e feedback direito. O poder das redes sociais e da internet permite que os compradores compartilhem informações sobre produtos e práticas empresariais questionáveis, além de facilitar a organização de protestos e movimentos sociais.

À medida que os consumidores se tornem conscientes do impacto de suas escolhas de consumo, crescerá a demanda por transparência e prestação de contas por parte das empresas. Isso pressionara as organizações a adoção de condutas sustentáveis, desde a cadeia de fornecimento até as políticas de descarte de resíduos.

Portanto, o poder dos consumidores no consumo consciente é uma força motriz para a mudança, capaz de impulsionar uma economia mais justa, equilibrada e sustentável.

Patricia Punder, é advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br



MAIS NOTÍCIAS

Usina no interior de SP é multada em mais de R$ 80 mil após mortandade de peixes

Estudo da Cetesb apontou a presença de vinhaça.

Adolescente morre e quatro pessoas ficam feridas após carro capotar em rodovia na região

Teste do bafômetro apontou consumo de bebida alcoólica.

Idoso é arremessado ao alto após ser atropelado enquanto varria calçada, em Ourinhos

Motorista fugiu sem prestar socorro à vítima.

Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

“Que outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras"

Juiz considera inconstitucional taxa de uso de terrenos de marinha

Ação pede anulação de dívida com governo por ocupação de área

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 35 milhões

As seis dezenas serão sorteadas às 20h, horário de Brasília

PMSP determina que câmeras devem ser acionadas em todas as ocorrências

Edital prevê compra de 12 mil equipamentos.

Vacinação contra a paralisia infantil segue até sexta-feira, dia 14, em Paraguaçu Paulista

A apresentação da carteirinha de vacinação é indispensável.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE