Quarta-Feira, 13 de Agosto Paraguaçu Paulista 26ºC - 7ºC veja mais

Pesquisa mostra que diferença salarial entre mulheres e homens caiu

05/03/2024 - Presença feminina em cargos de liderança aumentou nos últimos 10 anos.


Pesquisa mostra que diferença salarial entre mulheres e homens caiu

Nos últimos 10 anos, houve uma redução na diferença entre salários pagos às mulheres e aos homens. O índice que mede a paridade salarial passou de 72 em 2013 para 78,7, em 2023. A paridade de gênero é medida em uma escala de 0 a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior a equidade entre mulheres e homens.

Os dados estão no levantamento Mulheres no Mercado de Trabalho, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações serão apresentadas nesta terça-feira (5), durante a primeira reunião de 2024 do Fórum Nacional da Mulher Empresária da CNI.

O estudo também revelou que a participação feminina em cargos de liderança passou de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade das mulheres apresentou evolução entre 2013 e 2023, passando de 62,6 para 66,6, respectivamente, crescimento de 6,4%.

Os resultados do levantamento indicaram que as mulheres têm mais escolaridade que os homens: enquanto elas têm, em média, 12 anos de estudo; os homens têm 10,7 anos.

O tempo dedicado à chamada jornada de trabalho reprodutiva, ou seja, aquela que envolve as atividades domésticas e de cuidados com familiares, também é maior entre as mulheres. No caso das pessoas empregadas, esse tempo foi de 17,8 horas semanais para mulheres e de 11 horas para homens em 2022. Entre os desocupados – desempregados e pessoas em busca de emprego –, a diferença é ainda maior: as mulheres exercem 24,5 horas semanais de trabalho e os homens, 13,4 horas.

Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, apesar da redução das diferenças entre gêneros da última década, é preciso continuar avançando e rápido.

“É urgente ampliar o debate e implementar medidas concretas para chegarmos a um cenário de equidade plena no mercado de trabalho brasileiro”, avalia.

Legislação

Em julho do ano passado, o governo federal sancionou uma lei que garante igualdade salarial entre homens e mulheres e estabelece medidas para tornar os salários mais justos, aumentando a fiscalização contra a discriminação e facilitando os processos legais para garantir igualdade salarial.

Com a nova lei, empresas com 100 ou mais funcionários devem fornecer relatórios semestrais transparentes sobre salários e critérios de remuneração. Esses relatórios devem conter informações que permitam comparar salários e remunerações entre homens e mulheres de forma objetiva.

Caso haja alguma irregularidade, serão aplicadas punições administrativas e os processos legais para corrigir a desigualdade devem ser facilitados.

Também foram instituídos canais para denunciar o descumprimento da igualdade salarial por parte de empresas e entidades em geral. As pessoas podem encaminhar os casos por meio de um portal do Ministério do Trabalho ou pelo telefone: Disque 100, Disque 180 ou Disque 158.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Você já provou os lanches do Bulhões Smash Burger?

O Bulhões Smash Burger fica na Avenida Siqueira Campos, nº 1.616

Aumento do número de pessoas em situação de rua volta a ser debate na Câmara Municipal

Vereadores cobram ações mais efetivas.

Dino garante pagamento de auxílio para vítimas do vírus Zika

Indenização é em parcela única de R$ 50 mil além de pensão vitalícia

Prefeitura de Paraguaçu intensifica fiscalização e punição contra descarte irregular de lixo

Durante as ações, fiscais e guardas municipais identificaram itens que apontam origem dos descartes

Prefeitura de Paraguaçu anuncia conquista de mais 40 casas do Programa Minha Casa Minha Vida

Além das 40 unidades, já estão garantidas 80 moradias na região do Gde Lago e 50 no Jd das Oliveiras

Motorista desrespeita ordem de parada e causa acidente com cinco feridos em rodovia de Salto Grande

A colisão ocorreu após um veículo, conduzido por um jovem de 18 anos, desobedecer ordem de parada

Polícia Rodoviária prende traficante transportando quase duas toneladas de maconha em Ourinhos

Eles localizaram 85 fardos com 2.550 tabletes de maconha, cujo peso totalizou 1.967,100 kg.

Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

Oncologista diz que é maior avanço na área nos últimos 20 anos

ANUNCIE DIVULGUE