Quarta-Feira, 07 de Maio Paraguaçu Paulista 29ºC - 17ºC veja mais

Bolsonaro pode ficar inelegível por mais de 30 anos se condenado no caso do golpe

14/02/2024 - Tempo corresponde à soma das punições previstas na Constituição e na Lei da Ficha Limpa.


Bolsonaro pode ficar inelegível por mais de 30 anos se condenado no caso do golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ficar inelegível por mais de 30 anos caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e associação criminosa. Ele ainda não foi indiciado, mas há suspeitas desses crimes. Tanto que ele e seus aliados foram alvo de operação da Polícia Federal na última quinta-feira (8).

Bolsonaro já foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral. A pena foi de inelegibilidade até 2030. Além disso é alvo de outras investigações no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas como ele pode também vir a ser condenado criminalmente no caso do de golpe, provavelmente o maior prejuízo ao ex-presidente decorreria do teor do artigo 15 da Constituição. A pena máxima do crime de tentativa de golpe de Estado é de 12 anos de reclusão, a de tentativa de abolição do Estado de Direito é de 8 anos e a de associação criminosa é de 3 anos, ou seja, a soma chega a 23 anos de prisão, segundo disse ao jornal Folha de S.Paulo a advogada criminalista Maria Jamile José.

Mestra em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (USP), ela explicou que os punidos penalmente, após esgotados seus recursos aos tribunais (situação chamada de trânsito em julgado na linguagem técnica), têm os direitos políticos suspensos durante o período de execução de suas penas. E por isso não podem ser votados ou votar. Assim, na hipótese de aplicação das penas máximas, Bolsonaro poderia ficar inelegível por esse prazo.

Lei da Ficha Limpa

Já o advogado e professor de Direito Eleitoral da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Fernando Neisser chamou atenção para a punição de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa, que é de 8 anos depois do cumprimento da pena. Como Bolsonaro tem 68 anos, caso condenado em definitivo neste caso e nessas condições em 2025, por exemplo, ficaria inelegível até 2056, com 100 anos de idade.

Segundo Neisser, os crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito não estão previstos expressamente na Lei da Ficha Limpa, já que foi promulgada antes da entrada em vigor da lei de 2021 sobre os crimes contra a democracia.

Mas que cabe uma interpretação jurídica para que a lei mais antiga seja empregada também nestes tipos de casos. “Não é toda condenação que pode levar à inelegibilidade, mas aquelas que têm características que afetam bens jurídicos considerados relevantes o suficiente, como a administração pública, a vida e a propriedade, dentre outros. Portanto não há dúvida que uma condenação por crime contra o Estado de direito se enquadra dentre as hipóteses que, desde a condenação, já faz surgir a inelegibilidade”, disse ao jornal.

Fonte: Rede Brasil Atual



MAIS NOTÍCIAS

Você sabe a diferença entre furto e roubo?

O advogado Raphael Bernardes explica as diferenças entre os crimes e a punição em forma de lei.

Vereadores trocam farpas por conta de exonerações de cargos comissionados

Servidores sem curso superior tiveram que ser exonerados.

Motociclista morre em batida entre duas motos no interior de SP

Motociclista chegou a ser socorrido e levado para o pronto-socorro da Santa Casa de Jaú

Defesa Civil alerta para tempo seco e calor no interior de SP

Umidade pode ficar abaixo de 30%

Eixo SP realiza 1.230 atendimentos durante feriado

Socorro mecânico foi o serviço mais acionado pelos usuários nas 12 rodovias administradas

Vereadores aprovam 17 requerimentos e apresentam 14 indicações durante Sessão Ordinária

Sessão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira, 05 de maio

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

Nova modalidade atende famílias com renda mensal de até R$ 12 mil

Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança

ANUNCIE DIVULGUE