Quarta-Feira, 13 de Agosto Paraguaçu Paulista 26ºC - 7ºC veja mais

Dois são presos e um é resgatado em operação contra trabalho escravo no MS

26/01/2024 - Ação ocorreu nas primeiras horas desta quinta-feira.


Dois são presos e um é resgatado em operação contra trabalho escravo no MS

Duas pessoas foram presas, nesta quinta-feira (25), em Mato Grosso do Sul, durante uma ação contra o trabalho escravo. Um trabalhador submetido a condições degradantes foi resgatado pelos policiais federais e por servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que participam da chamada Operação Feronia.

Segundo a Polícia Federal (PF), a ação foi deflagrada nas primeiras horas do dia para que os agentes públicos cumprissem quatro mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades sul-mato-grossenses de Corumbá e de Dois Irmãos do Buriti, distantes cerca de 360 quilômetros uma da outra.

Ao cumprir os mandados judiciais, os policiais federais apreenderam quatro armas e um celular. Os dois homens detidos foram presos em flagrante por porte ilegal de arma. Um deles também responderá pelo crime de submeter um trabalhador a condições análogas à escravidão.

De acordo com a PF, o objetivo da Operação Feronia era aprofundar as investigações iniciadas a partir das denúncias feitas por dois homens que afirmam ter sido forçados a trabalhar em condições degradantes, na área rural de Corumbá. Os dois alegam que conseguiram escapar, mas um deles diz que voltou a ser procurado por seus empregadores, que passaram a tentar convencê-lo a voltar ao trabalho, nas mesmas condições, mas em outra localidade.

Além de investigar a exploração de trabalhadores, a PF também está apurando se os investigados se apropriavam da aposentadoria de ao menos um idoso vítima do esquema, entre outras possíveis práticas criminosas, como difamação, injúria e lesão corporal.

Por razões legais e para garantir a segurança dos envolvidos, a PF não divulgou detalhes que permitam a identificação dos presos, das propriedades rurais alvo da operação e dos trabalhadores resgatados. Mas reforçou que a Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail e do telefone 67 9 9202 8240.

Denúncias de irregularidades trabalhistas e de trabalho análogo ao escravo também podem ser feitas pela internet, nos links.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vereador critica demora no atendimento durante mutirões de saúde em Paraguaçu Paulista

Leandro Monteiro usou a tribuna e comentou sobre descaso na saúde.

Homens são presos após furtar estabelecimento comercial no centro de Paraguaçu Paulista

O crime aconteceu por volta de 2h30 da madrugada da última segunda-feira.

Associação Comercial promove Café Com o Presidente para conversar sobre o Feirão da Independência

Encontro será nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 7h45.

Incêndio de grandes proporções atinge depósito de recicláveis em Palmital

Três residências no local foram isoladas e ninguém se feriu.

Suspeito é preso após ir ao local de trabalho da ex-companheira e fazer ameaças de morte

Homem de 39 anos foi detido após enviar mensagens com ameaças de morte.

Polícia Rodoviária prende traficante com quase uma tonelada de maconha na Rodovia Raposo Tavares

A droga foi contabilizada e pesada, totalizando 988,700 kg de maconha.

Ponte entre Tupã e Quatá é liberada após mais de 3 anos de interdição

Estrutura foi destruída após fortes chuvas em 2022, deixando um morto.

Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes

Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância.

ANUNCIE DIVULGUE