Quinta-Feira, 05 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Conta de luz deve ficar mais cara em 2024, prevê Aneel

24/01/2024 - A expectativa é de um reajuste de 5,6%, acima do IPCA.


Conta de luz deve ficar mais cara em 2024, prevê Aneel

A conta de luz de ficar mais cara neste ano segundo previsão da Aneel. Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirmou em entrevista à CNN Brasil na segunda-feira (22) que a expectativa é de um reajuste de 5,6%, acima do IPCA (a inflação oficial do país) projetado para 2024, que é de 3,86%.
O que aconteceu
Sandoval afirmou que no ano passado a projeção de alta era de 6,8%. No entanto, o reajuste foi de 5,9% — ainda assim, acima da inflação para o período, que foi de 4,62%.
O diretor mencionou três motivos que explicam o reajuste. O primeiro é o aumento da rede de transmissão de energia, algo que é impulsionado pela "expansão natural" do país, que precisa de mais linhas e usinas para atender a população.

Ele também destacou os encargos setoriais, definidos pelo Congresso Nacional. Por fim, Sandoval mencionou o fim de um mecanismo que aliviou a conta nos últimos dois anos. Trata-se do fim da devolução dos créditos tributários das contribuições, que são decorrentes da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins. A maioria dos créditos que está sendo devolvida aos consumidores por pagamentos indevidos já foi utilizada.

A Aneel manteve a bandeira verde na conta de energia elétrica para o mês de janeiro. Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional nas contas. Segundo a agência, a continuidade de bandeira verde é consequência das "condições favoráveis de geração de energia" desde abril de 2022.

O anúncio do reajuste acontece em um momento em que as empresas de energia, e mesmo a própria Aneel, recebem uma série de reclamações de consumidores e até de políticos. Desde o final do ano passado, as quedas de energia têm sido constantes após as fortes chuvas, comuns no verão.

 

Fonte: Uol Economia



MAIS NOTÍCIAS

Atleta paraguaçuense fatura medalha de ouro em campeonato de jiu-jitsu em Votuporanga

Kauan Martins de Figueiredo é integrante da equipe Lótus Club AFC.

Torneio de Vôlei de Areia 2026 agitou a AFC no último fim de semana

Centenas de atletas passaram pelo local no sábado e no domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Câmara aprova lei que reserva imóveis em programas habitacionais para pessoas com deficiência

Projeto de Lei é do vereador Daniel Faustino e prevê reserva de 5% das unidades habitacionais.

Câmara parabeniza equipes femininas de Vôlei Adaptado de Paraguaçu Paulista

Atletas foram homenageadas pela inédita classificação na Final Estadual da Superliga

TOR prende traficante boliviana com mais de 9 kg de skunk oculto em malas em Palmital

Policiais descobriram os fundos falsos, onde estavam escondidos 13 tabletes de skunk.

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

ANUNCIE DIVULGUE