Sexta-Feira, 18 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Alunos da rede municipal de Paraguaçu Paulista e de Rondônia trocam experiências na Internet

27/11/2023 - A atividade envolveu os alunos do 3º ano na EMEF Prof. Antônio Mazzei.


Alunos da rede municipal de Paraguaçu Paulista e de Rondônia trocam experiências na Internet

Mais de 2,4 mil quilômetros separam Paraguaçu Paulista (SP) de Jaru (RO). Apesar da distância geográfica, alunos desses dois municípios embarcaram em uma jornada virtual para trocar experiências e conhecimentos. Com o objetivo de promover o diálogo, estimular a pesquisa, o senso crítico e a troca de informações entre eles, o projeto-piloto “Eu vi na Internet” envolveu professores, alunos e a equipe da Aprende Brasil Educação.
Estudantes das duas localidades se reuniram on-line, com o propósito de desbravar as peculiaridades de suas respectivas cidades. Tanto os paraguaçuenses quanto os jaruenses tiveram uma aula sobre as histórias dos municípios, localização, clima, características culturais, prédios históricos e curiosidades.
A representante da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, explicou que a proposta foi fundamentada no aprender a partir de elementos que os alunos gostem. Assim, o ponto alto foi a produção, com o próprio celular, de vídeos curtos por parte dos estudantes. Os alunos puderam se ver no resultado da pesquisa e também perceber que nem tudo que está na Internet é confiável, é verdadeiro. “Ver os alunos entusiasmados e eufóricos para apresentar o que haviam preparado é a validação que o projeto alcançou o objetivo proposto”, observou Damila.
A diretora da Educação Municipal, Paula Renata Bertho, explica que, no mês de agosto, houve uma reunião do Departamento de Educação com a equipe da Aprende Brasil e, à época, foi apresentado o desafio. Após, a supervisora Marla Gil, entregou às professoras Fernanda Rogério e Talita de Pádua, na escola Mazzei, a execução do trabalho.
Em Paraguaçu Paulista, a atividade envolveu os alunos do 3º ano, da sala da professora Clarice Camargo Silva Catharino, na EMEF Prof. Antônio Mazzei.
Ao coordenar o projeto, a professora Talita destaca que a ação foi uma oportunidade para os estudantes ampliarem os conhecimentos sem sair da sala de aula: “Conhecer outras culturas e outros lugares é fundamental para que nossas crianças entendam que o mundo é muito maior que as fronteiras físicas. Esse intercâmbio é uma chance única para que eles saibam que há vivências diferentes daquelas que experimentam”.
A troca de experiências entre as crianças dos dois estados transcendeu fronteiras e permitiu construir pontes de entendimento, valorizando o potencial da tecnologia ao enriquecer a experiência educacional.

 

Fonte: Departamento de Educação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Fogo atinge empresa de importação e exportação de amendoim em Tupã

Incêndio teria começado em um dos fornos do local, segundo a Defesa Civil.

Dona de casa desaparecida há mais de 10 dias é encontrada morta às margens da SP-225 em Bauru

No local, a polícia apreendeu uma arma de fogo e cartucho. Polícia Civil investiga o caso.

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Medicamento obedecerá protocolo clínico, diz Ministério da Saúde.

Justiça Eleitoral rejeita cerca de 1,2 mil registros de candidatura

TSE informa que 99% dos 20,9 mil pedidos já foram analisados.

Bolão de Presidente Venceslau (SP) leva R$ 101 milhões na Mega-Sena

Números sorteados são: 01 - 02 - 07 - 18 - 33 – 35.

Improbidade Administrativa (Corrupção)

Confira o artigo de João Antonio Bacca Filho, advogado.

Fatec Paraguaçu Paulista abre inscrições para o Vestibular do 1º Semestre de 2027

São 35 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

TSE vai enviar alertas no e-Título com orientações para eleições

Aplicativo permite consultar local de votação e justificar ausência.

ANUNCIE DIVULGUE