Quarta-Feira, 17 de Dezembro Paraguaçu Paulista 25ºC - 18ºC veja mais

Professores de Paraguaçu Paulista participam do Programa Turismo na Escola

22/11/2023 - O itinerário formativo foi dividido em dez encontros com três horas de duração.


Professores de Paraguaçu Paulista participam do Programa Turismo na Escola

O curso, uma parceria do SENAC/SP com a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), aconteceu entre março e outubro de 2023. Ao todo, quatro profissionais da Educação e um representante do Turismo de Paraguaçu Paulista participaram da segunda turma do Programa Turismo na Escola.
Em formato híbrido, a capacitação de 30 horas foi organizada e ministrada pela Profa. Valéria Andrade de Thomaz, docente do Senac/Jundiaí, mestre em Turismo pela EACH/USP.


O itinerário formativo foi dividido em dez encontros com três horas de duração, sendo dois deles presenciais: uma visita técnica a um atrativo turístico e o encerramento, com a realização de um Fórum entre os participantes, na sede do Senac/Jundiaí. No caso da turma de Paraguaçu, a visita técnica foi realizada em Brotas (SP), no mês de maio.
Para a docente Valéria Thomaz, “O foco principal do Programa é capacitar professores e educadores da rede municipal de ensino, promovendo a integração do currículo da BNCC com o contexto do turismo local, num propósito de construir experiências, vivências e projetos que promovam identidade, valorização cultural e o desenvolvimento sustentável nos municípios turísticos”.


Para o Departamento de Educação, “Este trabalho é uma continuidade do processo de transformação que Paraguaçu Paulista busca na área do turismo, pois a cidade possui atrativos e locais de visitação, que, às vezes, nem mesmo a própria população conhece. Por isso, a ação do Senac-SP foi pensada para alcançar, impactar os alunos, enquanto verdadeiros agentes multiplicadores, favorecendo ainda mais o potencial turístico do município”.
O trabalho final da equipe de Paraguaçu Paulista resultou numa proposta-piloto de formação de pequenos monitores, em que alunos da EMEF Prof. Antônio Mazzei passaram por um período de formação, inicialmente na própria escola e, após, com visitas a pontos turísticos de Paraguaçu Paulista, tendo a oportunidade de se aproximarem de riquezas a serem exploradas, conhecendo e/ou revisitando curiosidades e lugares. Para a professora Sandra Pereira Tota, que atua na EMEI Dona Cota e participou da formação, “Tudo para eles foi uma descoberta, uma novidade. É fantástico o trabalho no processo de pertencimento com as crianças”.
Em ações como essa, os Departamentos de Educação e de Turismo e Cultura trabalham em conjunto, empenhados em destacar a importância do turismo como gerador de empregos e renda, numa perspectiva que incentiva as pessoas a compreenderem e se apropriarem do próprio município.

 

Fonte: Departamento de Educação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Cresol inaugura em Primavera do Leste (MT) e chega a 1.000 agências no sistema

Novo espaço simboliza o crescimento da cooperativa de crédito e celebra os 30 anos da instituição

Bioquímico atende conveniados do Iamspe sem necessidade de pedidos com médicos conveniados

Realize seus exames sem pesar no bolso e deixe sua saúde em dia.

Angela Zanirato e Claudmar Gonçalves lançam o livro Colposcópica nesta quinta, dia 18, em Paraguaçu

Obra, escrita a quatro mãos, será lançada à partir das 20h, na Casa Vilharquide.

Nesta terça, dia 16, às 20h, tem concerto com Duo Juriti na Praça da Matriz

Decorada com luzes e enfeites natalinos, praça receberá as famílias da cidade

Câmeras instaladas pelas filhas flagram estupro de idosa com Alzheimer no interior de SP

Homem, que não era conhecido da família, entrou na residência pedindo água e cometeu o abuso

Carro estacionado perde o freio, desce a rua sozinho e cai em córrego no interior de SP

Veículo estava estacionado e desceu sozinho até o córrego no Jardim Rosa Branca, em Bauru (SP).

Homem é encontrado morto após ser rendido e colocado no porta-malas do próprio carro em Botucatu

Vítima foi amarrada e teve dinheiro transferido via Pix por criminosos. Dois suspeitos foram presos

Suspeitos morrem em confronto durante operação do Gaeco em assentamento em Bauru

Cumprimento de mandados de busca e apreensão contra ao menos 25 pessoas

ANUNCIE DIVULGUE