Domingo, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Em tratamento contra leucemia, jovem faz prova do Enem no hospital

16/11/2023 - Raika Balech tem 17 anos e está em tratamento para leucemia há cinco meses.


Em tratamento contra leucemia, jovem faz prova do Enem no hospital

No último domingo (12), milhões de estudantes foram às escolas em todo o Brasil para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a estudante Raika Balech, de 17 anos, a luta contra um câncer não deixou que ela se deslocasse até um local de prova, mas não foi capaz de impedi-la de continuar sonhando com o ingresso no ensino superior.

Internada no Hospital Amaral Carvalho (HAC), em Jaú (SP), a paciente, que é de Mogi Mirim (SP), está em tratamento para leucemia há cinco meses. As manchas roxas pelo corpo foram os primeiros sintomas de que havia algo de errado: “Descobri em uma semana”, lembra.

Apesar do diagnóstico inesperado e em meio à preparação para o exame, Raika decidiu não abandonar os estudos e, logo na primeira internação, comentou com a professora da classe hospitalar do HAC sobre o desejo de realizar a prova.

“No começo, em agosto, foi bem difícil conciliar os dois. Contrai uma bactéria e fiquei mais 17 dias internada, fiquei fraca, enfim. E para uma pessoa ativa e que estuda muito, foi bem frustrante. Hoje consigo ver as aulas, fazer provas e quando estou com dúvida de algo peço ajuda para os meus amigos”, conta.

Em virtude da doença, o local de prova precisou ser adaptado na própria unidade hospitalar. “Entramos em contato com o MEC e conseguimos fazer a troca do local de prova. Assim, a Raika conseguiu fazer a prova aqui por intermédio da classe hospitalar”, comenta a professora Cláudia Rodrigues Faria.

A estudante pretende prestar vestibular para o curso de Medicina no próximo ano e sabe que o Enem é uma oportunidade importante.

“Penso no meu futuro desde sempre, fui preparada pra passar na faculdade, então não quero que o diagnóstico impeça isso. Foi muito gratificante conseguir fazer a prova, mesmo que de treineiro, durante o tratamento”, pontuou.

No último domingo, a prova teve questões de matemática e ciências da natureza. “Eu tenho muita dificuldade em exatas, portanto o dia mais decisivo para mim. Mas consegui fazer a prova tranquila”, comentou Raika.

Classe hospitalar

O Hospital Amaral Carvalho foi um dos primeiros hospitais especializados no tratamento do câncer a oferecer a classe hospitalar aos pacientes. A iniciativa oferece atendimento pedagógico aos pacientes da pediatria para que não percam o ano letivo por conta das internações decorrentes do tratamento oncológico.

No HAC, a unidade é vinculada à Escola Estadual Dr. Lopes Rodrigues e atende estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Arraiá do CAPS I de Paraguaçu Paulista celebra cultura popular e fortalece vínculos comunitários

Evento foi realizado em parceria com o Ponto de Cultura Salão Cultural.

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Câmeras de elevador flagraram agressão a Juliana Garcia em Natal.

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Medida visa ampliar atendimento e reduzir tempo de espera.

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Percentual para acertadores de seis dezenas sobe de 35% para 40%.

Etec de Quatá SP abre três Processos Seletivos para Auxiliares de Docentes

Oportunidades são para as áreas de Informática, Química e Agrícola; veja como participar

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser abordado em veículo em Paraguaçu Paulista

Ele foi abordado porque conduzia o veículo em alta velocidade e avançou o sinal vermelho.

Homem é preso com grande quantidade de drogas na Vila Pires, em Cândido Mota

Com ele, foi encontrada uma sacola contendo 49 papelotes de cocaína, 106 pedras de crack e dinheiro

Homem é detido em flagrante com fios furtados e simulacro de arma de fogo em Assis

Populares o apontaram como autor de furto de fios em uma residência.

ANUNCIE DIVULGUE