Sexta-Feira, 15 de Agosto Paraguaçu Paulista 26ºC - 8ºC veja mais

Veja como emitir credencial de vaga preferencial de idoso pelo celular

03/11/2023 - Funcionalidade está disponível na Carteira Digital de Trânsito.


Veja como emitir credencial de vaga preferencial de idoso pelo celular

Os condutores de mais de 60 anos não precisam mais ir aos órgãos de trânsito para pegar a credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso. Agora é possível emitir o documento no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

A ferramenta está disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados que aderiram ao serviço. A lista completa pode ser conferida no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.

A Secretaria Nacional de Trânsito está trabalhando para que idosos não habilitados a conduzir veículos automotores, mas que frequentemente viajam em veículos de terceiros, também possam pedir a credencial de estacionamento de forma digital. Atualmente, a permissão para idosos não condutores só é dada se o interessado for até o órgão local de trânsito.

O serviço já estava disponível no Portal da Senatran, mas foi estendido ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A grande vantagem, segundo o Ministério dos Transportes, está na simplificação da aprovação. Isso porque todas as validações de dados pessoais e de documentos são feitas pelo aplicativo. Após a liberação da credencial, basta imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.

Documento obrigatório para uso de vagas especiais, a credencial de estacionamento é destinada tanto a condutores maiores de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Operação Hidra cumpre nove mandados de busca e apreensão em Iepê

Denúncias apontavam a atuação de suspeitos no tráfico de drogas.

3º Almoço Solidário do Lions Clube será dia 24 de agosto em Paraguaçu Paulista

Haverá música ao vivo e um cardápio especial.

Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista ou atos de 8 de janeiro

Defesa do ex-presidente pediu absolvição ao STF

Baile para escolha da Rainha da Expo será no dia 6 de setembro

Neste ano, serão eleitas a Rainha, Madrinha e Princesa da festa

Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações

Código tinha o objetivo de reduzir o número de ligações indesejadas

Brasileiros sacam R$ 318,37 milhões em valores a receber em junho

Mais de 48 milhões de pessoas ainda podem ter acesso ao dinheiro

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 47 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

Brasil reciclou 97,3% das latinhas de alumínio em 2024

Latas voltam do lixo à prateleira em 60 dias

ANUNCIE DIVULGUE