Domingo, 11 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 19ºC veja mais

Professora difunde o conceito de aquilombamento em Paraguaçu e busca espaço para a população negra

31/10/2023 - Eliana Cruz trabalha com a educação antirracista e é criadora do grupo Baobá


Professora difunde o conceito de aquilombamento em Paraguaçu e busca espaço para a população negra

Você já ouviu falar sobre o conceito de aquilombamento? É um termo que se refere à criação de espaços seguros e de acolhimento para pessoas pretas e grupos marginalizados, como escreve Abdias Nascimento em Padê de Exu Libertador (1981), “sabes que em cada coração de negro há um quilombo pulsando; em cada barraco onde Palmares crepita”. Se você pensou que o conceito está relacionado aos Quilombos, acertou, mas existem diferenças.
Os quilombos, historicamente, eram comunidades formadas por pessoas negras que fugiam da escravidão no Brasil colonial. Esses locais eram autônomos e representavam uma resistência ao sistema opressor vigente na época. Recentemente, o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou uma pesquisa feita em 2022, em que cerca de 1,3 milhão de brasileiros se identificam como quilombolas. Essa foi a primeira vez que o Censo incluiu esse grupo.
Precisamos olhar os quilombos no que são, não apenas no que foram, como afirma a arqueóloga Pernambucana Ana Dindara: “Os quilombos são construções que dão certo e garantem a existência e sobrevivência do povo preto”. A arqueóloga ressalta a importância do Censo para mostrar a imensidão dos territórios quilombolas e mostrar outra história sobre o Brasil.
Segundo o IBGE, existem 2.300 agrupamentos quilombolas no país, dos quais cerca de 400 têm suas terras demarcadas, de onde nascem as práticas de aquilombamento. O aquilombamento está em todo o processo de organização da população negra. Para Ana Dindara, aquilombar é mais que um ato, é uma ação de transformação de pertencimento da identidade preta. “É a possibilidade de nos unir e articular as nossas urgências enquanto uma população que também é pilar da história do Brasil.”
Em Paraguaçu Paulista, o termo e o conceito de aquilombamento está sendo difundido pela professora Eliana Cruz. Ela já trabalha há muitos anos com a educação antirracista e é criadora do grupo Baobá, que visa dar vez e voz para a população negra na cidade, buscando a elevação da autoestima e a ocupação de espaços, como mercado de trabalho, por exemplo.
Em novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, o grupo Baobá deverá promover um grande evento na cidade, com destaque para a arte, culinária e beleza afro. Haverá ainda um jantar temático, visando o aquilombamento da população negra e daqueles que comungam das lutas e dificuldades enfrentadas no dia a dia.
No último sábado, dia 28, uma parte do grupo se reuniu para definir alguns ajustes desses eventos que deverão movimentar a cidade e mostrar a cara do povo preto em Paraguaçu Paulista neste mês de novembro.

 

Redação TV Paraguaçu, com informações do Estadão

 



MAIS NOTÍCIAS

Nando Souza é o novo secretário de Cultura de Paraguaçu Paulista

Prefeito Antian nomeou novos secretários nesta semana.

ACE Paraguaçu investe em Ética e Gestão Comportamental para impulsionar excelência nos seus serviços

Entidade concluiu o curso de gestão comportamental para sua equipe.

Paraguaçuense recordista na maratona é suspenso e fica fora de Olimpíada 2028

Daniel Nascimento já não tinha participado das Olimpíadas de Paris, em 2024.

Comércio de Paraguaçu atende até às 22h nesta sexta-feira, dia 9, para compras do Dia das Mães

Oportunidade para quem busca mais tempo para realizar suas compras.

Associação Comercial divulga oportunidades de emprego

Vagas são para Assistente Administrativo, Agente Funerário, Farmacêutico(a) e Estagiário (a).

Funcionário morre atingido por ônibus desgovernado que invadiu alojamento em garagem de empresa

Vítima tinha 42 anos e descansava no local no momento do acidente em Lins

Atrevida Modas está com variedade para o Dia das Mães

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, 4, esquina com a Avenida Brasil.

Atrevida Kids é inaugurada em Paraguaçu Paulista

Loja de moda infantil está localizada na Rua Irmã Gomes, 5, no centro.

ANUNCIE DIVULGUE