Quinta-Feira, 15 de Maio Paraguaçu Paulista 26ºC - 14ºC veja mais

TSE retoma julgamento de Bolsonaro por abuso de poder nas eleições

17/10/2023 - Ação questiona live de cunho eleitoral realizada no Alvorada.


TSE retoma julgamento de Bolsonaro por abuso de poder nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (17) o julgamento de três ações nas quais o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2022.

A análise do caso começou na semana passada, mas foi interrompida após a manifestação da defesa de Bolsonaro e do Ministério Público Eleitoral (MPE), que defendeu o arquivamento das ações contra o ex-presidente.

Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos pela segunda vez. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes.

Em junho, Bolsonaro foi condenado pela corte eleitoral à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Bolsonaro protagonizou uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, onde atacou o sistema eletrônico de votação. O general Braga Netto foi absolvido no julgamento por não ter participado do encontro, mas também é alvo do novo julgamento.

Processos

No primeiro processo, o PDT alega que o então presidente fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais (live) no dia 21 de setembro de 2022, dentro da biblioteca do Palácio da Alvorada, para apresentar propostas eleitorais e pedir votos a candidatos apoiados por ele.

O segundo processo trata de outra transmissão realizada em 18 de agosto do ano passado. Segundo o PDT, Bolsonaro pediu votos para sua candidatura e para aliados políticos que também disputavam as eleições, chegando a mostrar os "santinhos" das campanhas.

Na terceira ação, as coligações do PT e do PSOL questionaram a realização de uma reunião de Bolsonaro com governadores e cantores sertanejos, entre os dias 3 e 6 de outubro, para anunciar apoio político para a disputa do segundo turno.

Defesa

No primeiro dia de julgamento, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante de Bolsonaro, questionou a legalidade do julgamento conjunto das três ações e afirmou que a medida prejudica a defesa.

Sobre a realização das lives, o advogado afirmou que não foi usada a estrutura estatal. Segundo o defensor, as transmissões foram feitas por meio das redes privadas de Bolsonaro.

“Essa reunião ocorreu na parte externa do palácio. Nas imagens, não aparece nenhum símbolo da República, não há simbolismo nenhum. Não aparece bandeira, brasão. Não houve ganhos eleitorais”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vereador quer saber quando os estudantes da rede municipal vão receber os uniformes de inverno

Ricardo Rio ressalta que já estamos em um período do ano onde a temperatura começa a baixar.

Pesquisa aponta Cresol como uma das melhores empresas para trabalhar no agronegócio

Cooperativa implementou a análise em 2019 e a cada ano vem se destacando no ranking

No mesmo dia, Antian nomeia e revoga nomeação de ex-vereador Gregório como Secretário da Agricultura

Rumores dão conta de que Marcelo Gregório seja nomeado Secretário de Meio Ambiente.

PF prende duas pessoas em operação contra crimes cibernéticos de violência sexual no interior de SP

Prisões e mandados de apreensão fazem parte da ‘Operação Proteção Integral II

Alça que conecta rodovias em Rancharia passa por interdição, nesta quinta-feira, para melhorias

Obras seguirão até sexta-feira (16), entre 7h e 18h

Procurando plano de saúde acessível e eficiente? A Associação Comercial disponibiliza a Oeste Saúde

A partir deste mês, a Oeste Saúde está com uma promoção imperdível.

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 60 milhões

Dezenas sorteadas foram 02 - 04 - 14 - 18 - 22 - 44

Justiça determina reintegração de posse da área de linha férrea ocupada por comerciantes em Marília

Prefeitura busca solução para realocar os comerciantes.

ANUNCIE DIVULGUE