Domingo, 20 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Polícia instaura inquérito para apurar maus-tratos em lar de idosos de Bauru

11/10/2023 - Estabelecimento foi interditado e nenhum idoso ou funcionário foi encontrado.


Polícia instaura inquérito para apurar maus-tratos em lar de idosos de Bauru

A Polícia Civil de Bauru (SP) instaurou um inquérito para apurar denúncias de irregularidades em uma casa de repouso para idosos, em Bauru (SP). Na segunda-feira (9), uma operação do Ministério Público, em parceria com a prefeitura, interditou o local após autorização da justiça.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o estabelecimento tem documentação irregular, não tendo permissão para realizar os atendimentos, além de ser alvo de denúncias por falta de funcionários, escassez de alimento, o que é configurado como maus-tratos, e condições de higiene precárias.

No momento da interdição, quando as equipes da vigilância sanitária chegaram ao local, não haviam funcionários e também não havia sinal dos 16 idosos que residiam no local, dos quais cinco eram acamados.

As autoridades acreditam que eles foram retirados na noite deste domingo (8), pois os armários estão com roupas, os sapatos estão nos quartos e a cozinha tem comida estocada.

Segundo apurado pela Promotoria de Saúde Pública, cinco idosos foram encaminhados para uma clínica que também já possui ordem de interdição, quatro retornaram para a família e outros cinco foram enviados para clínicas regulares.

Ainda segundo a decisão do TJ-SP, a casa de repouso funciona irregularmente desde julho de 2023, quando foi intimada sobre a documentação irregular.

O que diz o lar?
A defesa dos administradores do lar disse, em nota, que a instituição enfrenta um desafio de ordem legal, mas que há anos presta serviços nos cuidados de geriatria.

A nota esclarece ainda que a decisão de interditar o local ocorreu “mesmo após a rigorosa conformidade da instituição com todas as demandas estipuladas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentado nos autos”.

A defesa alega ainda que “a empresa prontamente atendeu a todas as exigências e compromissos estabelecidos no TAC” e que espera que todas as questões sejam esclarecidas no processo.

Quanto ao destino dos idosos atendidos no lar, a defesa informou que ainda aguarda informações dos responsáveis, mas disse que eles teriam sido alocados em clínicas parceiras.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória da escritora Ana Santiago

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Alunos de Paraguaçu Paulista apresentam pesquisa sobre educação antirracista no Congresso da UNESP

Eles foram acompanhados pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira, idealizadores do projeto.

Escolas brasileiras perdem um terço do tempo do professor com burocracia e bagunça

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Av. Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

ANUNCIE DIVULGUE