Segunda-Feira, 12 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 15ºC veja mais

Onda de calor extremo: o que fazer para evitar riscos ao corpo

19/09/2023 - Médica aponta medidas que podem ser tomadas para minimizar o efeito das temperaturas extremas.


Onda de calor extremo: o que fazer para evitar riscos ao corpo

O Brasil começou a última semana de inverno enfrentando uma onda de calor extremo. Um bloqueio atmosférico tem impedido a chegada das frentes frias comuns para a época e tem prometido temperaturas acima dos 40º C em diversas regiões, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste.

Os efeitos desse pico de temperatura podem ir além do mero desconforto. É possível desenvolver quadros de hipertermia e insolação, que podem até mesmo causar a morte – especialmente entre populações mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Em entrevista a Natuza Nery, a médica de família e comunidade Mayara Floss explica quais medidas podem ser tomadas para minimizar o efeito das temperaturas extremas, e também chama atenção para a falta de políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas.

"Regiões, por exemplo , de favela, regiões que tem poucas árvores – onde tem vastas monoculturas... Esses fatores demográficos colocam essas populações em risco", diz.

Para mitigar os efeitos do calor no dia a dia, Mayara cita medidas como:

  • Carregar uma muda de roupas mais leve para utilizar no transporte público durante os horários de pico;
  • Colocar uma garrafa de água gelada para resfriar áreas de dobras do corpo, como as axilas;
  • Se possível, priorizar horários de trabalho no início da manhã, evitando os horários de maiores altas na temperatura;
  • Deixar a casa mais ventilada durante o período noturno e mais fechada durante o dia.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Nando Souza é o novo secretário de Cultura de Paraguaçu Paulista

Prefeito Antian nomeou novos secretários nesta semana.

ACE Paraguaçu investe em Ética e Gestão Comportamental para impulsionar excelência nos seus serviços

Entidade concluiu o curso de gestão comportamental para sua equipe.

Paraguaçuense recordista na maratona é suspenso e fica fora de Olimpíada 2028

Daniel Nascimento já não tinha participado das Olimpíadas de Paris, em 2024.

Comércio de Paraguaçu atende até às 22h nesta sexta-feira, dia 9, para compras do Dia das Mães

Oportunidade para quem busca mais tempo para realizar suas compras.

Associação Comercial divulga oportunidades de emprego

Vagas são para Assistente Administrativo, Agente Funerário, Farmacêutico(a) e Estagiário (a).

Funcionário morre atingido por ônibus desgovernado que invadiu alojamento em garagem de empresa

Vítima tinha 42 anos e descansava no local no momento do acidente em Lins

Atrevida Modas está com variedade para o Dia das Mães

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, 4, esquina com a Avenida Brasil.

Atrevida Kids é inaugurada em Paraguaçu Paulista

Loja de moda infantil está localizada na Rua Irmã Gomes, 5, no centro.

ANUNCIE DIVULGUE