Quinta-Feira, 05 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Governo de SP decreta estado de emergência por gripe aviária

16/08/2023 - Medida vale por 180 dias


Governo de SP decreta estado de emergência por gripe aviária

O governo de São Paulo decretou estado de emergência para tentar conter a cadeia de transmissão de gripe aviária no estado. A medida vale por 180 dias e foi implementada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em atendimento a um pedido do governo federal.

Em nota, a pasta esclarece que com a declaração de estado de emergência, simplifica-se a formalização de providências em relação a ações de prevenção e controle da doença, enquanto o estado de emergência vigorar. Até o momento, de acordo com a secretaria, o estado de São Paulo contabilizou 13 casos de gripe aviária, todos detectados em aves silvestres, em oito municípios. São eles: Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Paulo e Ubatuba.

A Secretaria de Agricultura destaca que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e que se deve manter cuidado no contato com os animais. "Aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual, e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra suspeita da doença ou identificação de aves mortas".

A gripe aviária é causada pelo vírus da influenza aviária H5N1. A doença foi registrada pela primeira vez no Brasil em maio, com a confirmação de oito casos em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. 

No dia 23 daquele mês, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, com validade de 180 dias. A portaria que estabeleceu a medida também prorrogou, por tempo indeterminado, a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Atleta paraguaçuense fatura medalha de ouro em campeonato de jiu-jitsu em Votuporanga

Kauan Martins de Figueiredo é integrante da equipe Lótus Club AFC.

Torneio de Vôlei de Areia 2026 agitou a AFC no último fim de semana

Centenas de atletas passaram pelo local no sábado e no domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Câmara aprova lei que reserva imóveis em programas habitacionais para pessoas com deficiência

Projeto de Lei é do vereador Daniel Faustino e prevê reserva de 5% das unidades habitacionais.

Câmara parabeniza equipes femininas de Vôlei Adaptado de Paraguaçu Paulista

Atletas foram homenageadas pela inédita classificação na Final Estadual da Superliga

TOR prende traficante boliviana com mais de 9 kg de skunk oculto em malas em Palmital

Policiais descobriram os fundos falsos, onde estavam escondidos 13 tabletes de skunk.

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

ANUNCIE DIVULGUE